Câmara recebe alunos do Clube de Relações Internacionais do Sesi
Em atividade extracurricular no Plenário Cosme de Farias, estudantes simularam votação de projeto de lei
O Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador foi cenário, na manhã desta quinta-feira (21), para a simulação de uma votação de projeto de lei realizada por alunos do Clube de Relações Internacionais da Escola Sesi Reitor Miguel Calmon (Sesi Retiro).
Em atividade extracurricular, estudantes entre 14 e 17 anos representaram deputados e jornalistas numa discussão sobre o índice de letalidade resultante da atuação das polícias Civil e Militar. A turma de 34 alunos estava acompanhada pelo professor e orientador Edmundo Silva.
“Os estudantes se inscrevem e são selecionados para participar. Apesar de ser uma atividade extracurricular, eles se dedicam bastante. Estivemos aqui em março, numa visita ao Memorial da Câmara, e daí surgiu a ideia de solicitar o plenário para nossa simulação”, explicou professor Edmundo.
“Acho importante aproximar os estudantes do Poder Legislativo. No Brasil, temos um problema sério, que é a falta de entendimento da população sobre o funcionamento deste poder. Por isso, a ideia de trazê-los até aqui”, completou.
Reestruturação
O educador agradeceu à museóloga do Memorial da Câmara, Rosângela Estevez, por ter viabilizado a visita e ter recebido a turma, e explicou do que se trata a discussão.
“Hoje eles estão simulando a votação de um projeto de lei como deputados federais em Brasília. A discussão é sobre a necessidade de um projeto de lei para reestruturar a atuação policial nas periferias das grandes cidades do Brasil. As pesquisas mostram a gravidade desta situação, principalmente na Bahia. Por isso, escolhemos este tema para ser debatido aqui”, acrescentou.
Comentários: