Câmara dos Deputados aprova lei que regulamenta profissão de técnico de acesso por cordas

Projeto teve relatoria do deputado Leo Prates

Política
Câmara dos Deputados aprova lei que regulamenta profissão de técnico de acesso por cordas
Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que regulamenta a profissão de técnico de acesso por cordas, atividade profissional de acesso a locais em altura. A relatoria foi do deputado Leo Prates (PDT-BA).

“Há muito tempo se fazia necessário regulamentar essa profissão a fim de dar segurança jurídica à categoria. Faltavam a estes profissionais um respaldo legal para o atendimento de saúde pública em situações de resgate em altura, o atendimento de emergência e o salvamento vertical”, defendeu Leo em seu voto.

Com a regulamentação, a atividade deverá ser exercida por profissionais devidamente capacitados nas áreas de inspeções, manutenção, instalação, reparos em estruturas e superfícies verticais ou inclinadas.

A maior parte desta ocupação é exercida nos setores de petróleo e gás. O Brasil é o segundo país em números de profissionais de acesso por cordas registrados nas associações com mais de 27 mil trabalhadores, ficando atrás somente da Inglaterra.

O projeto é de autoria do deputado Max Lemos (PDT-RJ). A matéria segue para o Senado Federal.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.