Câmara de Salvador aprova lei que restringe uso de sombreiros e cadeiras no Porto da Barra

Projeto de Lei aprovado limita uso de equipamentos de praia sem autorização de banhistas em uma das praias mais populares de Salvador

Câmara de Salvador aprova lei que restringe uso de sombreiros e cadeiras no Porto da Barra
Foto: Matheus Landim/ GOVBA

A Câmara Municipal de Salvador aprovou na quarta-feira (15) o Projeto de Lei 21/25, que proíbe a instalação de sombreiros, mesas e cadeiras na Praia do Porto da Barra sem que haja solicitação direta dos banhistas. A medida atinge toda a faixa de areia entre o Monumento ao Marco de Fundação da Cidade de Salvador e o Farol da Barra.

Com a nova regra, barraqueiros que descumprirem a norma poderão sofrer sanções como advertência, multa, apreensão dos equipamentos e até suspensão da licença de atuação na orla.

Além disso, o projeto determina que, caso o kit seja instalado de forma indevida, ou seja, sem o pedido prévio de um cliente, o uso será considerado gratuito. Isso significa que o banhista poderá utilizar o equipamento sem pagar consumação ou qualquer taxa.

Regras mais rígidas após polêmicas

O debate em torno da ocupação da faixa de areia ganhou força em janeiro de 2025, quando a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), implantou medidas semelhantes. Na época, a falta de espaço gerava inúmeras reclamações, e o uso indiscriminado de cadeiras e sombreiros era visto como um dos principais problemas.

Barraqueiros protestaram, alegando prejuízos financeiros, enquanto parte da população aprovou as novas regras. Após negociações, os trabalhadores voltaram a operar com restrições, como o limite de 10 mesas e 30 cadeiras por ponto — sempre de acordo com a demanda.

Agora, com a aprovação do PL 21/25, a regra ganha força legal e segue para sanção do prefeito Bruno Reis (União Brasil).

O que muda com a nova lei?

  • Proibida a montagem de kits de praia sem solicitação do banhista;
  • Uso indevido será considerado gratuito (sem cobrança de consumação);
  • Descumprimento pode gerar multa e apreensão dos equipamentos;
  • Regras valem apenas para o trecho do Porto da Barra.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.