Câmara aprova criação de ronda especial da Guarda Municipal para atender população LGBTQIAPN+
Projeto de indicação da vereadora Isabela Sousa (Cidadania) prevê que patrulha atue na proteção contra crimes de ódio, agressões e discriminação

A Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) contará a partir de agora com uma ronda especial para atender a população LGBTQIAPN+ na cidade após a aprovação pela Câmara do projeto de indicação nº 65, de autoria do mandato da vereadora Isabela Sousa (Cidadania). A medida já é realidade em outras capitais, a exemplo de Fortaleza-CE.
A proposta leva em conta que o princípio da dignidade da pessoa humana é estabelecido para que todo indivíduo seja tratado com respeito e ter seus direitos e garantias fundamentais assegurados, sem qualquer forma de discriminação, independentemente de identidade de gênero ou orientação sexual, reafirmando o compromisso com a igualdade e a justiça social.
Com isso, Isabela propôs a implantação da ronda especial pensando em garantir mais segurança para pessoas do grupo LGBTQIAPN+, que são vítimas de crimes de ódio, agressões e discriminação.
De acordo com o Observatório do Grupo Gay da Bahia, Salvador amarga a primeira colocação no ranking das capitais mais perigosas para o público LGBTQIAPN+ no país.
Considerando o dado negativo, Isabela propôs a medida para assegurar o papel do poder público a instituição de medidas que visem a melhoria nas condições em sociedade para grupos que sofrem violência em razão de sua orientação.
“A criação de um grupo treinado e sensível às necessidades deste grupo de pessoas pode aumentar a confiabilidade e incentivo às denúncias. Um grupo especializado da GCM poderá agir com mais rapidez em situações de risco, como exemplo de ataques homofóbicos e transfóbicos, garantindo mais segurança para a comunidade, além de reforçar o compromisso do nosso município com os direitos humanos, e com a promoção de igualdade para todos”, destaca Isabela.
O texto aprovado pela Câmara segue para análise e sanção do prefeito Bruno Reis.
Comentários: