Camaçari: Prefeitura e BYD debatem ampliação de fábrica
O encontro teve como foco o alinhamento de demandas estratégicas e a apresentação de avanços previstos para 2026

A Prefeitura de Camaçari e a Build Your Dreams (BYD) realizaram um reunião na tarde desta quarta-feira (21), no gabinete do prefeito da cidade, Luiz Caetano (PT). O encontro teve como foco o alinhamento de demandas estratégicas e a apresentação de avanços previstos para 2026.
Segundo a Prefeitura, momentos assim, reforçam o papel do município como polo industrial de inovação e mobilidade sustentável. “Camaçari e BYD é uma parceria que segue avançando e um projeto que vem se consolidando. A cidade está preparada para crescer de forma planejada e inovadora, e essa parceria com a BYD demonstra que é possível gerar emprego, renda, tecnologia e inclusão social ao mesmo tempo. Nosso objetivo é seguir dialogando e alinhando demandas”, afirmou Caetano.
Também participaram da reunião o vice-diretor de Operação da fábrica da BYD em Camaçari, Pan Swift; os secretários da Infraestrutura, José Mário Bastos; de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rodrigo Nogueira; e de Governo, Ednalva Santana; além do chefe de Gabinete, Carlos Santos, e de Felipe Peleteiro, responsável pelas relações governamentais da BYD em Camaçari.
Produção na fábrica
Entre os principais pontos discutidos no encontro, esteve a produção do BYD Song Plus na planta instalada no município. O modelo, um SUV híbrido plug-in amplamente reconhecido no mercado brasileiro, é o quarto veículo produzido na fábrica local e integra a estratégia de nacionalização dos modelos mais vendidos da montadora no país.
Entre outubro e dezembro de 2025, mais de 17 mil veículos foram montados na fábrica. A expectativa é que, até o final de janeiro deste ano, a marca ultrapasse 20 mil unidades. Já para o ano de 2026, a meta projetada é ainda mais robusta: alcançar a produção de 180 mil veículos.
Atualmente, operando em dois turnos, a fábrica já articula a ampliação para um terceiro turno até o fim do ano. Com isso, a Prefeitura de Camaçari prospecta um aumento na geração de empregos e na dinâmica econômica local.
Mão de obra
A contratação de mão de obra local foi outro destaque do encontro. De acordo com a montadora, nos próximos dias, 120 novos funcionários serão admitido.
Até o momento, a unidade já ultrapassa a marca de 2 mil trabalhadores admitidos. Além disso, a BYD informou que está na fase final de articulação para o início da produção de componentes e transferência de tecnologia diretamente na planta de Camaçari, além da criação de uma Área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) dentro da fábrica, o que representa um avanço significativo em inovação e qualificação técnica.



Comentários: