Camaçari inicia ano letivo de 2026 no dia 19 de fevereiro
Ano letivo de 2026 inicia após o Carnaval com escolas reestruturadas, entrega de fardamento e foco na qualidade do ensino público

O ano letivo de 2026 na Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari terá início no dia 19 de fevereiro, marcando o retorno de mais de 32 mil estudantes às salas de aula. O início das atividades ocorre após um período intenso de planejamento da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), com foco na organização das unidades escolares e na valorização da comunidade educacional.
Nos últimos meses, a Seduc intensificou ações de reestruturação das mais de 100 escolas municipais, promovendo melhorias na infraestrutura, organização dos espaços pedagógicos e abastecimento de materiais essenciais. A iniciativa busca garantir condições adequadas de ensino e aprendizagem desde o primeiro dia de aula.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Márcio Neves, a definição do calendário escolar levou em consideração critérios pedagógicos e logísticos.
“Optamos por iniciar o ano letivo após o Carnaval para garantir que todas as escolas estivessem devidamente abastecidas com livros, materiais de papelaria e demais insumos necessários ao processo de aprendizagem”, explicou.
Além da melhoria estrutural e da entrega de materiais pedagógicos, a gestão municipal também assegura, neste início de ano letivo, a distribuição do kit fardamento aos alunos da rede. A ação promove igualdade, identificação escolar e contribui para o bem-estar e a inclusão dos estudantes.
O retorno às aulas foi antecedido pela Jornada Pedagógica, realizada nos dias 3 e 4 de fevereiro, no complexo da Cidade do Saber (CDS). O evento reuniu centenas de profissionais das redes municipal, estadual e comunitária em uma programação voltada à formação, reflexão e troca de experiências.
Com o tema “Camaçari Educadora: comunicação e colaboração, potências que conectam os saberes dos territórios”, a jornada destacou o fortalecimento do diálogo entre educadores e a valorização das identidades locais. A programação contou com a participação dos escritores e psicólogos Alexandre Coimbra e Rossandro Klinjey.
Ao avaliar o evento, Márcio Neves ressaltou o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais da educação.
“Foi uma jornada marcada pelo acolhimento, respeito e renovação do compromisso com um ano letivo produtivo, com diálogo permanente e foco na qualidade do ensino”, afirmou.
Com planejamento, investimentos e políticas públicas voltadas à educação, a Prefeitura de Camaçari reforça o compromisso com um ano letivo organizado, participativo e focado no desenvolvimento integral dos estudantes.



Comentários: