Camaçari acelera obras e entrega mais de 200 melhorias no 1º semestre

Prefeitura avança na requalificação urbana com ações em saúde, mobilidade, praças e manutenção de vias públicas em toda a cidade

Política
Camaçari acelera obras e entrega mais de 200 melhorias no 1º semestre
Foto: Patrick Abreu, Juliano Sarraf, Vitória Brayner e Jackson Santos

A Prefeitura de Camaçari deu um novo ritmo ao desenvolvimento urbano em 2025. A retomada de obras paralisadas e a execução de novas intervenções marcaram o primeiro semestre da atuação da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), com impacto direto na mobilidade, saúde, lazer e qualidade de vida da população.

Entre as ações de maior destaque estão as obras financiadas pelo CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. Intervenções importantes foram executadas no Centro Histórico, na Avenida Eixo Urbano Central, em Barra do Jacuípe e Itacimirim, com avanços significativos nas frentes de trabalho.

No Centro Histórico, a segunda etapa de requalificação foi concluída em junho, com melhorias na Avenida Getúlio Vargas e a entrega da nova Praça Desembargador Montenegro, que voltou a funcionar plenamente após meses cercada por tapumes. A fonte luminosa, tradicional símbolo do local, foi completamente recuperada.

Em Barra do Jacuípe e Itacimirim, as obras alcançaram 90% de conclusão e têm entrega prevista para o segundo semestre. Já a Praça do Alto da Cruz está entre as intervenções que estavam paralisadas e agora seguem em execução com estrutura moderna: bicicletário, quiosques, aparelhos de ginástica e mais.

Na requalificação de praças públicas, a Seinfra atingiu um marco expressivo: mais de 200 espaços revitalizados, a exemplo da Praça dos Arruelas (Gleba C) e da Praça do Rosário (Gleba B), fortalecendo o convívio social em diversos bairros.

A área da saúde também foi contemplada com manutenção em 18 unidades, incluindo reparos estruturais, elétricos e hidráulicos. A UPA dos Phocs recebeu atenção especial em janeiro, com correção de falhas na drenagem causadas por obras mal executadas na gestão anterior.

Entre março e abril, a Seinfra intensificou serviços de drenagem urbana, que seguem em andamento. As ações passaram por pontos estratégicos como Estrada da Cascalheira, Parque das Mangabas, Parque Verde I, Gleba C, Centro e Ponto Certo.

A tradicional Operação Tapa-buraco foi reativada em abril, atendendo bairros como Gleba E, Jardim Limoeiro, Bairro Novo, Inocoop, Phoc II e III, Verdes Horizontes e Centro, conforme demandas encaminhadas pela população.

Já no segundo semestre, a cidade ganhou novos projetos como a requalificação da Praça Arlindo da Farmácia e a criação do primeiro espaço pet de Camaçari, voltado exclusivamente para os animais domésticos. Também teve início a construção da ponte que liga a Ilha do Meio à Avenida Principal de Itacimirim e a manutenção das estradas vicinais de Jordão, Cancelas e Lagoa Seca.

A requalificação da Avenida Eixo Urbano Central, uma das principais vias da cidade, segue em andamento com recursos do CAF.

Com quase um ano de nova gestão, a Seinfra se destaca por retomar obras paralisadas, investir em espaços públicos e modernizar a cidade com foco na eficiência do uso dos recursos públicos e melhoria da qualidade de vida da população.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.