Calor intenso marca início do verão em Salvador

Estação inicia neste domingo (21) sob influência da La Niña, com altas temperaturas e monitoramento permanente da Codesal

Calor intenso marca início do verão em Salvador
Foto: Matheus Landim/ GOVBA

O verão tem início oficial neste domingo, 21 de dezembro, às 12h03 (horário de Brasília), e Salvador entra na nova estação com previsão de calor intenso e comportamento climático próximo da normalidade. Mesmo sob a influência do fenômeno La Niña, que costuma aumentar o volume de chuvas no Nordeste, os modelos meteorológicos não indicam riscos de situações extremas para o verão 2025/2026 na capital baiana.

De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o principal destaque da estação será a persistência das altas temperaturas, com registros acima da média histórica. Massas de ar quente associadas a sistemas de alta pressão devem elevar a sensação térmica, embora a presença de ventos moderados, característicos do litoral, ajude a amenizar o desconforto em alguns períodos.

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, reforça que o cenário exige vigilância contínua e ações preventivas. “Não temos indicativos de extremos climáticos, mas o calor mais intenso e duradouro demanda atenção especial, principalmente com hidratação, exposição ao sol e cuidados com idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas”, alertou.

ASCOM/ CODESAL

Chuvas dentro do padrão da estação

Em relação às chuvas, a expectativa é de um verão típico em Salvador, com dias de sol alternados por aumento de nebulosidade e pancadas rápidas e isoladas. Não há, até o momento, previsão de uma estação excepcionalmente chuvosa.

A coordenadora do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), Alana Matos, destacou que os sistemas de alerta seguem funcionando de forma ininterrupta. “O verão é uma estação dinâmica. Mesmo com previsão de normalidade, o monitoramento é contínuo para antecipar cenários e garantir respostas rápidas”, explicou.

Segundo o meteorologista da Codesal, Giuliano Carlos Nascimento, a atuação da La Niña não deve resultar em grandes volumes de chuva na capital. “Os modelos indicam eventos pontuais e de curta duração, intercalados com longos períodos de calor”, afirmou.

A Codesal orienta a população a acompanhar os comunicados oficiais e, em caso de emergência, entrar em contato pelo telefone 199.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.