Cairu realiza fórum com ministro do TCU sobre turismo sustentável

Evento em Morro de São Paulo reúne especialistas e autoridades para debater estratégias de governança e sustentabilidade no turismo

Bahia
Cairu realiza fórum com ministro do TCU sobre turismo sustentável
Crédito: Ascom Cairu

O arquipélago de Cairu será palco, no próximo domingo (28), às 9h, do Fórum de Sustentabilidade e Governança do Turismo, evento que promete posicionar a região como referência em turismo sustentável na Bahia. Realizado na Câmara de Vereadores, o encontro reunirá autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil em torno de práticas inovadoras para aliar crescimento econômico e preservação ambiental.

Entre os nomes confirmados está o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, uma das maiores autoridades do país em governança pública. Mestre em Estratégia do Desenvolvimento e autor de livros como Governança & Esperança, Nardes é conhecido por defender uma gestão pública mais ética, transparente e eficiente.

O fórum contará ainda com a presença de Renata Andrade, auditora internacional ambiental, especialista em Direito Ambiental e presidente da Rede Climática de Sustentabilidade (RCS). Renata trará reflexões sobre auditoria ambiental estratégica e o papel das cidades na agenda climática nacional.

A iniciativa é promovida pelas Secretarias Municipais de Governo e de Turismo de Cairu, e destaca a urgência de integrar o turismo à proteção do patrimônio natural e cultural, especialmente em locais de alto fluxo turístico como Morro de São Paulo, Boipeba e Garapuá.

Segundo dados do Ministério do Turismo, o Brasil registrou em 2023 um aumento de 43% no número de visitantes em áreas naturais, o que evidencia o potencial e os desafios de destinos como Cairu. O fórum propõe, portanto, um debate sobre políticas públicas eficazes e modelos de governança colaborativa para garantir o equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade.

A programação é gratuita e aberta ao público, com foco em gestores públicos, empresários, profissionais do setor turístico, estudantes e representantes comunitários. A expectativa é que o evento gere diretrizes concretas para a formulação de políticas replicáveis em outros destinos brasileiros.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.