Bruno Reis participa de evento nacional de cidades inteligentes e apresenta avanços de Salvador na área
Prefeito destacou que a Defesa Civil é um dos principais avanços em tecnologia

O prefeito Bruno Reis representou Salvador na abertura do Smart Gov Anciti, evento de cidades inteligentes realizado na capital baiana que começou nesta quarta-feira (2) e vai até quinta-feira (3). O encontro reúne gestores públicos de todo o Brasil, especialistas da área e parceiros para debater inovação, tecnologia e soluções inteligentes para melhorar a qualidade de vida nos ambientes urbanos.
Bruno fez uma palestra na mesa de abertura, falando sobre os investimentos de Salvador nos últimos anos, buscando desenvolver soluções inteligentes para problemas do dia a dia. Ele citou o mais novo recurso contratado: um sistema que vai monitorar toda a rede de drenagem pluvial da cidade através de sensores, permitindo uma manutenção rápida que previna grandes alagamentos.
“Esse sistema está em fase de implantação. Esses sensores vão indicar o nível de água que está acumulada na rede de drenagem em tempo real, nos canais da cidade, indicando para a gente fazer a limpeza, para que a gente evite os alagamentos. É óbvio que a prioridade sempre foi proteger encostas, mas hoje Salvador pode avançar ainda mais, trazendo soluções também para as áreas de alagamentos”, disse.
O prefeito destacou que a Defesa Civil é um dos principais avanços em tecnologia, com a criação do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec). “A nossa Codesal se tornou referência no Brasil. Conta com estações pluviométricas, radares e sensores que monitoram o deslocamento das encostas para que a gente realize a evacuação da população em caso de risco de desabamento, o que tem nos permitido salvar vidas”, citou.
Outro investimento da Prefeitura de Salvador foi a instalação da Infovia, com mais de 1,4 mil quilômetros de fibra óptica. “Isso nos permitiu levar para mais de 900 prédios públicos e escolas internet de alta velocidade, inclusive com Wi-Fi outdoor, para a comunidade do entorno ter acesso gratuito. Assim, pudemos avançar na educação digital, conectando as salas de informática e distribuindo um tablet para alunos do 1º ao 9º ano. Hoje, nossas crianças têm um ambiente virtual de aprendizagem e aprendem letramento digital”, afirmou.
Como uma evolução dessa política, estão em fase de construção o Centro de Controle de Operações (CCO), no Subúrbio Ferroviário, que vai reunir os sistemas de monitoramento de diversas áreas do município, como saúde, Guarda Civil Municipal e trânsito, por exemplo, permitindo observar a cidade em 360 graus. E ao lado dele, será implantado o Hub do Subúrbio, que vai fomentar inovação e capacitação em tecnologia numa área carente.
“Já temos um Hub no Comércio, onde estimulamos o trabalho de startups, incubadoras e aceleradoras, e muitas delas trazem soluções para o poder público. Agora, iniciamos a construção de um segundo Hub, desta vez no Subúrbio, uma das áreas mais carentes da nossa cidade, com o objetivo de formar mão de obra para essa área digital. Todo mundo sabe que essa é uma das áreas onde nós temos maior carência de profissionais e é um dos setores que mais está empregando no Brasil”, explicou Bruno Reis.
Comentários: