Bruno Reis anuncia reforço histórico ao apoio aos ambulantes no Carnaval de Salvador
Prefeitura anuncia refeições gratuitas, transporte e novas estruturas de apoio para trabalhadores durante a folia

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, destacou neste sábado (7), durante acompanhamento das atrações do Furdunço no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), o conjunto de ações inéditas adotadas pela Prefeitura para ampliar o apoio e garantir melhores condições de trabalho aos ambulantes durante o Carnaval de 2026.
Entre as principais novidades deste ano está a criação, pela primeira vez na história da festa, de restaurantes populares exclusivos para ambulantes, assegurando alimentação gratuita ao longo dos dias de folia. Segundo o prefeito, serão distribuídas mais de 7 mil refeições diariamente.
“O ambulante terá a refeição gratuita. Nós vamos distribuir, por dia, mais de 7 mil refeições, porque é uma para o ambulante e outra para um acompanhante”, afirmou Bruno Reis. A iniciativa já havia sido adotada com sucesso durante o Festival Virada Salvador.
Além da alimentação, o prefeito ressaltou o reforço na logística de apoio aos trabalhadores, com a oferta de transporte gratuito para facilitar o retorno para casa após a jornada de trabalho. A medida tem como objetivo garantir mais descanso e segurança aos ambulantes.
Outra ação destacada foi a instalação de cadeados nos isopores, permitindo que os vendedores armazenem suas mercadorias com mais segurança nos circuitos oficiais. “Agora, a gente já tem alguns com cadeado no isopor. Isso permite que ele guarde as mercadorias quando encerra o trabalho, possa ir para casa descansar, porque as equipes da Prefeitura estarão garantindo a segurança. A certeza é que suas mercadorias não serão furtadas”, explicou.
Bruno Reis também citou o espaço Bora Ambulante, uma estrutura criada para oferecer melhores condições durante a rotina intensa do Carnaval. No local, os trabalhadores podem tomar banho, descansar, carregar celulares e recuperar as energias ao longo do dia. “Veja o quanto nós avançamos em políticas públicas para dar melhores condições”, destacou.
O prefeito ressaltou ainda que, pela primeira vez, a organização dos ambulantes teve início já no pré-Carnaval, e não apenas na quinta-feira oficial da festa, o que deve garantir uma operação mais eficiente e estruturada nos dias de maior público.



Comentários: