Bruno Reis anuncia novo concurso para a Guarda Municipal em Salvador

Prefeito confirma concurso para a Guarda Municipal ainda em 2026 e reforça ações do Plano de Segurança Pública de Salvador

Política Salvador
Bruno Reis anuncia novo concurso para a Guarda Municipal em Salvador
Foto: Betto Jr./ Secom PMS

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta segunda-feira (2) a realização de um novo concurso público para a Guarda Civil Municipal (GCM) ainda em 2026. A medida integra o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Salvador (PMSPDS), encaminhado à Câmara de Vereadores no final de 2025.

O anúncio foi feito pouco antes da leitura da mensagem do Executivo que marcou o retorno dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal. Segundo o prefeito, além do concurso, o plano prevê a implantação de câmeras corporais para os agentes da Guarda Municipal.

“Agora em 2026 nós vamos realizar um novo concurso da Guarda Municipal. Vamos implantar as câmeras corporais. Todas essas iniciativas estão no plano. O fato da Câmara ainda não ter aprovado não está comprometendo as ações planejadas para este ano”, afirmou Bruno Reis.

De acordo com o gestor, o Executivo aguarda que o plano seja aprovado com brevidade, reforçando que o documento é mais um instrumento no enfrentamento à violência na capital baiana.

Bruno Reis explicou ainda que o texto do plano deve receber contribuições de vereadores que integram a comissão temática na Câmara. Ele citou uma reunião realizada em janeiro, em Salvador, com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que apresentou sugestões para o aprimoramento do projeto.

“A Câmara tem muito para ajudar e, com isso, termos o plano aprovado. É óbvio que esse diálogo fortalece o enfrentamento à violência”, disse.

Apesar de a segurança pública não ser atribuição direta das prefeituras, o prefeito destacou o papel do município na colaboração com o tema.

“Apesar do prefeito não comandar a Polícia Militar e a Polícia Civil, nós estamos com esse plano tentando dar a nossa contribuição”, pontuou.

O chefe do Palácio Thomé de Souza também ressaltou que o Plano Municipal de Segurança Pública foi elogiado pelo Governo do Estado, durante sua apresentação oficial.

“O governador e sua equipe estavam presentes e elogiaram muito o plano. Nas questões de segurança, eu sempre deixei de lado as questões político-partidárias”, reforçou.

Entregas e projetos para 2026

Ao fazer um balanço das ações da Prefeitura, Bruno Reis destacou entregas importantes realizadas no último ano, como escolas, viadutos, melhorias na mobilidade urbana e a requalificação da orla de Pituaçu.

“Entregamos o maior trecho de orla, que virou o novo point da cidade. Em finais de semana, chegam a circular cerca de 100 mil pessoas, com faturamento que supera R$ 700 mil por mês, gerando emprego”, destacou.

Para 2026, o prefeito afirmou que a gestão deve avançar com projetos estruturantes, como o Teleférico do Subúrbio e o Centro de Convenções do Centro Histórico, com previsão de lançamento das licitações até março.

Bruno Reis concluiu afirmando que o ano pode marcar um recorde de entregas na capital.

“Vamos entregar o Centro de Controle de Operações, a Arena Multiuso, o Hub do Subúrbio, uma grande maternidade com o Hospital da Criança. 2026 talvez entre para a história como o ano de maiores entregas da cidade”, finalizou.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.