Braskem recebe Selo da Diversidade Étnico-Racial
Cerca de 70% das pessoas nas operações da companhia na Bahia são negras e a meta é ter cada vez mais profissionais negros na petroquímica
A Braskem será uma das empresas a receber o Selo da Diversidade Étnico-Racial, concedido pela Secretaria Municipal de Reparação (Semur), da Prefeitura de Salvador, em 2024. A certificação reconhece as ações e compromissos de promoção da equidade racial nas políticas de gestão de pessoas e marketing das organizações públicas, privadas e da sociedade civil da capital baiana. A cerimônia de entrega do selo, para convidados, será realizada, nesta sexta-feira (13), às 9h, no Hotel Mercure do Rio Vermelho.
Desde 2014, o Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão da Braskem tem promovido iniciativas focadas na inclusão de pessoas negras e também de outros grupos historicamente minorizados. Com o objetivo de estabelecer governança sobre o avanço dessa pauta e atuar com maior intencionalidade, a Braskem estabeleceu metas para contratar mais pessoas negras buscando representar a realidade demográfica de cada região. Atualmente, cerca de 70% das pessoas que atuam na petroquímica na Bahia são negras. Os indicadores de crescimento de pessoas negras na empresa são monitorados mensalmente, e a meta é ter cada vez mais profissionais negros em todas as áreas da companhia.
Em 2022, a Braskem lançou a Jornada Preta, uma plataforma online, focada em desenvolver competências comportamentais e prover outros conteúdos para acelerar a inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho e lançou também o Be Tech, um programa totalmente gratuito, para desenvolver pessoas negras em ciências de dados.
“A Braskem está comprometida com ações nessa direção, e um bom exemplo disso é a reformulação que fizemos no nosso Programa de Estágio. Flexibilizamos alguns critérios e retiramos a obrigatoriedade do inglês para a maioria das vagas, passando a ofertar o curso internamente. Na Bahia, hoje 86% dos nossos estagiários são negros, o que reflete o compromisso da empresa com a inclusão da juventude negra no mercado de trabalho”, ressalta Ana Luiza Salustino, gerente de Pessoas e Organização da Braskem no Nordeste.
Em agosto deste ano, foi oficializada a adesão da empresa ao Pacto pela Promoção da Equidade Racial, que visa acelerar a realização de ações afirmativas e promover mais oportunidades para pessoas negras. Adicionalmente, a Braskem implementou um programa chamado Mentoria Reversa onde profissionais negros, e de outros grupos minorizados, compartilham suas experiências e desafios com a alta liderança. O objetivo desse programa é aumentar o nível de consciência da liderança de maneira que eles influenciem cada vez mais suas áreas na aceleração dessa agenda de diversidade e inclusão. Além disso, há o fortalecimento sistêmico do Programa Respeito é Inegociável, que visa combater o racismo e ações de discriminação e assédio no ambiente de trabalho.
Comentários: