Braskem promove oficina de economia circular em Nova Dias d’Ávila e capacita moradores para geração de renda

Bahia
Braskem promove oficina de economia circular em Nova Dias d’Ávila e capacita moradores para geração de renda
Foto: Robert Romão / Divulgação

A Braskem concluiu, nesta quinta-feira (11), mais uma edição da Oficina de Economia Circular, realizada em parceria com a Mosaico Reciclado, na comunidade de Nova Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. Durante dois dias, 21 moradores participaram da capacitação promovida na sede da Associação de Moradores de Nova Dias d’Ávila (AMNDA).

O objetivo da iniciativa foi despertar a consciência ambiental, mostrar o potencial do plástico reciclado e incentivar sua transformação em peças de arte e produtos com valor de mercado, fortalecendo a sustentabilidade aliada à geração de renda.

Moradores destacam novas oportunidades

A artesã Débora Ferreira Santos participou da oficina e comemorou as novas ideias para seu trabalho em crochê.

“Eu sou muito ligada ao artesanato e já reciclo em casa. Com o que aprendi aqui, tive ideias maravilhosas para impulsionar meu negócio, criando coisas novas”, afirmou.

Jerônimo Couto, presidente da AMNDA, ressaltou o impacto positivo da capacitação:

“A oficina é uma contribuição significativa ao meio ambiente e também uma forma de capacitar as pessoas para gerar renda e garantir o próprio sustento”.

Reciclagem como arte e sustentabilidade

A oficina, conduzida pelos artistas plásticos Diva Oliveira e Ivan Oliveira, teve carga horária de oito horas. Os moradores aprenderam técnicas de:

  • Separação de materiais por cor e textura;
  • Corte e montagem de mosaicos inspirados em obras de arte, paisagens e cenas históricas;
  • Aplicação das criações em camisetas, quadros, ecobags e outros produtos.

Todos os participantes receberam certificado de conclusão.

Compromisso da Braskem com a economia circular

Para Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, a oficina reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade:

“A Oficina de Economia Circular representa uma oportunidade concreta de mostrar que o plástico pode ganhar novos significados quando reutilizado de forma criativa e sustentável. Promovemos conscientização ambiental e, ao mesmo tempo, geração de renda”.

Expansão do projeto

Esta foi a segunda edição da Oficina de Economia Circular em 2025. A primeira ocorreu em maio, na comunidade de Menino Jesus, em Candeias, capacitando 22 moradores.

Com iniciativas como essa, a Braskem fortalece sua atuação em projetos socioambientais que unem reciclagem, arte e inclusão produtiva nas comunidades da Região Metropolitana de Salvador.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.