Braskem inova com portfólio de resinas recicladas para o setor de eletrodomésticos

Novos grades da linha Wenew já são utilizados por grandes marcas como a Mondial e reforçam o compromisso com a economia circular e a redução da pegada de carbono

Notícias
Braskem inova com portfólio de resinas recicladas para o setor de eletrodomésticos
Foto: Divulgação

A Braskem, referência global em soluções sustentáveis para a indústria química e do plástico, acaba de lançar um novo portfólio de resinas recicladas pós-consumo (PCR) direcionado ao setor de eletrodomésticos. Comercializados sob a marca Wenew, os seis novos grades de polipropileno foram desenvolvidos para aplicações em refrigeração, lavanderia, eletroportáteis e equipamentos de áudio, oferecendo alto desempenho técnico, resistência e segurança.

Desde o início do projeto, em 2020, já foram recicladas mais de 10 mil toneladas de resíduos, o que equivale a mais de 130 milhões de embalagens. Essa iniciativa resultou ainda na redução de 6.375 toneladas de CO₂ equivalente, demonstrando o potencial das resinas Wenew na mitigação dos impactos ambientais.

Segundo Pier Pesce, gerente de desenvolvimento de negócios para Economia Circular da Braskem na América do Sul, o objetivo é impulsionar a economia circular dentro da cadeia produtiva da química e do plástico. “O novo portfólio traz um impacto positivo significativo para o mercado como um todo. Acredito que será cada vez maior o posicionamento das empresas e indústrias nesta frente de desenvolvimento sustentável”, afirma.

Um dos exemplos de aplicação prática vem da Mondial, que começou a adotar o PCR Wenew em 2022. Com foco na sustentabilidade e na redução da pegada de carbono, a marca já incorporou a nova resina em diversos produtos, incluindo caixas de som. “A parceria com a Braskem foi essencial para avançar na questão da sustentabilidade dos nossos produtos. A nova resina trouxe características técnicas de performance e resistência que melhoraram a qualidade das nossas caixas de som”, comenta Jacques Ivo Krause, representante da Mondial.

A resina utilizada pela Mondial proporciona uma redução superior a 20% na pegada de carbono em comparação com resinas convencionais de origem fóssil. Esse avanço só foi possível graças à atuação próxima da Braskem, que oferece suporte técnico durante todas as fases de homologação e customização dos materiais.

Com metas ambiciosas de sustentabilidade, a Braskem pretende expandir suas vendas de produtos com conteúdo reciclado para 1 milhão de toneladas até 2030. O lançamento da nova linha reforça o compromisso da companhia com a eliminação de resíduos plásticos por meio da reciclagem mecânica e química, garantindo que mais materiais sejam reintroduzidos na cadeia de forma responsável.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.