Brasileirão 2026 ganha nova SAF; saiba qual
Série A segue com 30% dos clubes sob gestão empresarial, mesmo com mudança entre os participante

O Brasileirão de 2026 manterá o mesmo número de clubes administrados no modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Assim como na edição anterior, seis dos 20 times participantes adotam a gestão empresarial, o que corresponde a 30% do total da competição.
Apesar da manutenção do percentual, a lista de clubes sofreu alteração. Um novo representante passou a integrar o grupo após conquistar o acesso na temporada passada.
Coritiba é a novidade entre os clubes-empresa
Promovido da Série B, o Coritiba chega ao Brasileirão 2026 como o novo integrante entre os clubes que operam sob o modelo SAF. Esta será a segunda temporada do Coxa na Série A como Sociedade Anônima do Futebol.
Na primeira experiência, em 2023, o clube acabou rebaixado à segunda divisão. Após duas temporadas fora da elite, o time paranaense retorna com o objetivo de buscar maior estabilidade esportiva e administrativa.
Lista de SAFs permanece com seis clubes
Com a entrada do Coritiba, o clube se junta a Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Cruzeiro e Vasco, mantendo o total de seis equipes no Brasileirão sob o modelo de SAF.
O Red Bull Bragantino, embora frequentemente classificado como clube-empresa, não é oficialmente uma SAF. A equipe paulista segue operando sob o formato de LTDA, mas integra o grupo de clubes com gestão empresarial.
Fortaleza caiu e Fluminense segue em debate
Outro clube que já operava como SAF era o Fortaleza, rebaixado na temporada de 2025, o que abriu espaço para a mudança na lista deste ano.
A tendência, no entanto, é de que o número de clubes-empresa possa crescer ao longo da temporada. O Fluminenseavançou nas discussões sobre a adoção do modelo SAF e possui uma proposta em andamento, mas ainda não concluiu o processo, o que o impede de integrar oficialmente o grupo.
Vasco segue SAF apesar de indefinições societárias
Mesmo em meio a instabilidades administrativas, o Vasco continua enquadrado como SAF. A ex-controladora, a empresa 777 Partners, deixou parcialmente o comando do clube e atualmente detém 31% das ações.
A associação do Vasco possui 30%, enquanto os 39% restantes seguem em disputa na corte arbitral. O clube busca um novo investidor para reorganizar a estrutura societária, mas, até o momento, nenhum acordo foi fechado.
Veja a lista dos clubes no Brasileirão 2026
Clubes SAF
- Atlético Mineiro
- Bahia
- Botafogo
- Coritiba
- Cruzeiro
- Vasco
- RB Bragantino*
*Funciona como LTDA, mas integra o grupo de clubes-empresa
Clubes associações
- Athletico-PR
- Chapecoense
- Corinthians
- Flamengo
- Fluminense
- Grêmio
- Internacional
- Mirassol
- Palmeiras
- Remo
- São Paulo
- Santos
- Vitória



Comentários: