Brasil quebra recorde de medalhas no Pan Júnior 2025
Delegação brasileira domina competição em Assunção e garante o topo do quadro de medalhas com desempenho histórico

Terminou neste sábado (23), em Assunção, no Paraguai, a edição 2025 dos Jogos Pan-Americanos Júnior, com a participação de mais de quatro mil atletas de 41 países. E quem roubou a cena foi o Time Brasil, que alcançou um feito histórico: 175 medalhas no total, sendo 70 de ouro — um novo recorde da competição.
A modalidade mais vitoriosa foi a natação, com 23 medalhas. Os grandes nomes dessa campanha foram Stephan Steverink e Stephanie Balduccini, que subiram ao pódio sete vezes em provas individuais.
Em pronunciamento oficial, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, expressou orgulho pelo desempenho da equipe e ressaltou a importância do torneio para os futuros desafios:
“Nosso balanço é extremamente positivo. A gente tinha três metas: ser Top 3, melhorar os resultados de Cali e garantir vagas para o Pan de Lima 2027. Superamos todas elas. Garantir o primeiro lugar foi mais que uma conquista, foi uma prova da evolução do esporte brasileiro.”
Além das medalhas, o Brasil também se destacou no número de vagas conquistadas para o próximo Pan, o que pode ser decisivo para as Olimpíadas de Los Angeles 2028.
Top 10 do Quadro de Medalhas – Pan Júnior 2025:
Comentários: