Brasil cria secretaria especial para organizar Copa do Mundo 2027
Nova estrutura do governo federal vai coordenar logística, governança e articulação com a Fifa até o Mundial de 2027

O Governo do Brasil criou, na última sexta-feira (19), a Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027, que terá a missão de coordenar todas as ações relacionadas à organização do Mundial no país. A estrutura foi instituída por meio do Decreto nº 12.789 e funcionará no âmbito do Ministério do Esporte até dezembro de 2027.
De acordo com comunicado oficial da pasta, a secretaria atuará como elo central entre o governo brasileiro e a Federação Internacional de Futebol (Fifa), acompanhando compromissos internacionais, apoiando estados e municípios-sede e viabilizando garantias exigidas pela entidade máxima do futebol.
Entre as áreas estratégicas que estarão sob responsabilidade da nova secretaria estão segurança pública, mobilidade urbana, telecomunicações, imigração, saúde, tecnologia da informação e logística. A proposta é assegurar uma governança integrada e eficiente para a realização do torneio.
“O Brasil tem tradição na realização de grandes eventos esportivos e, nesses momentos, a criação de estruturas extraordinárias garante coordenação, eficiência e transparência”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca.
Segundo a secretária executiva adjunta do Ministério do Esporte e coordenadora da Copa do Mundo Feminina 2027 na pasta, Cynthia Motta, não haverá necessidade de construção ou reforma de estádios. A atuação da equipe será concentrada em aspectos operacionais e de articulação institucional.
“É por meio dessa equipe criada agora que vamos trabalhar exclusivamente para colocar a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027 em campo”, destacou.
O Brasil foi escolhido pela Fifa como sede do Mundial feminino, que deve reforçar o protagonismo do país no futebol internacional e impulsionar o desenvolvimento da modalidade feminina.



Comentários: