Brasil brilha e leva dois prêmios no Globo de Ouro

Filme de Kleber Mendonça Filho garante Melhor Filme Internacional e prêmio histórico de Melhor Ator para Wagner Moura

Entretenimento
Brasil brilha e leva dois prêmios no Globo de Ouro
Foto: Divulgação/ Victor Juca

O cinema brasileiro viveu uma noite memorável neste domingo (11), durante a cerimônia do Globo de Ouro, realizada no hotel The Beverly Hilton, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, conquistou duas das categorias mais importantes da premiação: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura.

Apesar do desempenho expressivo, o longa não levou o prêmio de Melhor Filme de Drama, principal categoria da noite, que ficou com Hamnet. Ainda assim, a chamada “noite do Brasil” consolidou o país entre os grandes destaques do evento e reforçou a força do cinema nacional no cenário internacional.

O anúncio da vitória como Melhor Filme em Língua Não Inglesa foi feito pelos atores Orlando Bloom e Minnie Driver, que surpreendeu ao cumprimentar o público brasileiro com um “Parabéns”, em português. Na disputa, o longa brasileiro superou produções da Noruega, Espanha, Coreia do Sul, Tunísia e França.

Ao subir ao palco para receber a estatueta, Kleber Mendonça Filho fez questão de saudar o país. “Alô, Brasil”, disse o diretor, antes de agradecer à distribuidora Vitrine Filmes, à produtora Emilie, à equipe e ao elenco. Ele destacou ainda a parceria com Wagner Moura: “As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo. Dedico esse prêmio aos jovens cineastas”.

A vitória no Globo de Ouro coroou a trajetória internacional do filme, iniciada no Festival de Cannes, onde O Agente Secreto concorreu à Palma de Ouro e chamou atenção com uma apresentação de frevo que tomou a Avenida Croisette.

Vitória histórica de Wagner Moura

Wagner Moura entrou para a história ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama. Em seu discurso, feito em português, o ator exaltou a cultura nacional e celebrou a parceria com Kleber Mendonça Filho, a quem definiu como “um gênio”.

Na categoria, Moura superou nomes como Joel Edgerton, Oscar Isaac, Dwayne Johnson, Michael B. Jordan e Jeremy Allen White, em uma das disputas mais acirradas da noite.

A conquista reforça a tradição brasileira na premiação. Em 1999, Central do Brasil venceu como Melhor Filme em Língua Não Inglesa, e, no ano passado, Fernanda Torres foi premiada como Melhor Atriz em Filme de Drama.

Com duas estatuetas e ampla repercussão internacional, “O Agente Secreto” consolida o Brasil como um dos grandes protagonistas da atual temporada de premiações do cinema mundial.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.