Bolsonaro passa por cirurgia e médicos avaliam novo procedimento
Ex-presidente foi operado em Brasília, segue internado até segunda-feira e pode passar por nova intervenção por crises de soluço; Flávio Bolsonaro é anunciado como sucessor político

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por uma cirurgia de correção de hérnia inguinal bilateral na manhã desta quinta-feira (25), no Hospital DF Star, em Brasília. O procedimento, que durou cerca de três horas, transcorreu sem intercorrências e seguiu conforme o esperado pela equipe médica.
De acordo com o cirurgião Cláudio Birolini, responsável pela operação, Bolsonaro foi submetido à anestesia geral, já despertou e se encontra em recuperação no quarto. A previsão é de que o ex-presidente permaneça internado ao menos até a próxima segunda-feira (29).
“O procedimento transcorreu sem nenhuma intercorrência. Agora, no pós-operatório imediato, os cuidados serão voltados à analgesia, fisioterapia e à profilaxia de tromboembolismo”, explicou Birolini em conversa com jornalistas.
Durante a cirurgia, os médicos realizaram a correção da hérnia e implantaram um reforço de polipropileno na parede abdominal. Segundo a equipe médica, a evolução clínica será monitorada diariamente.
Ainda conforme o cirurgião, existe a possibilidade de um novo procedimento nos próximos dias para tratar as crises de soluço que Bolsonaro enfrenta há meses e que têm prejudicado seu sono. “É um sintoma que preocupa muito, porque afeta diretamente a qualidade de vida do paciente”, afirmou.
A cirurgia ocorreu um dia após Bolsonaro ter sido autorizado a deixar a Superintendência da Polícia Federal, onde cumpre pena após condenação do Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.
Flávio Bolsonaro é anunciado como sucessor
Enquanto o ex-presidente passava pelo procedimento cirúrgico, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) leu, em frente ao hospital, uma carta escrita pelo pai. No texto, Jair Bolsonaro confirmou a indicação do filho como pré-candidato à Presidência da República em 2026.
Na mensagem, Bolsonaro também comentou seu estado de saúde e o momento político que enfrenta. “Ao longo da minha vida tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto, com minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil”, escreveu.
O ex-presidente finalizou a carta afirmando confiar na decisão popular e declarou que entrega “o que há de mais importante em vida de um pai” para manter viva sua base política.



Comentários: