Bolsonaro deixa prisão domiciliar para exames médicos

Ex-presidente Jair Bolsonaro realiza série de exames complexos após agravamento de sintomas; mobilização de apoiadores e nova fase judicial impactam o cenário político

Brasil Política
Bolsonaro deixa prisão domiciliar para exames médicos
Foto: Vinícius Schmidt/ Metrópoles

Na manhã deste sábado (16/8), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou a prisão domiciliar pela primeira vez desde que foi colocado sob medida cautelar, em 4 de agosto. Ele saiu de sua casa, localizada no Condomínio Solar de Brasília, por volta das 8h30, com escolta da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) e monitoramento eletrônico no tornozelo.

O destino foi o Hospital DF Star, onde Bolsonaro se submeteu a uma bateria de exames médicos, com autorização do ministro Alexandre de Moraes, do STF. O pedido foi feito por seus advogados após o agravamento de sintomas de saúde, incluindo refluxo gástrico, soluços persistentes e dores abdominais.

Confira os exames realizados por Bolsonaro:

  • Exames bioquímicos de sangue e urina;
  • Endoscopia digestiva alta (CID 10 K20);
  • Tomografias de tórax, abdome e pelve (CID J15, K46.9, K56);
  • Ecocardiograma transtorácico (CID I10);
  • Ultrassonografias de carótidas e próstata (CID I65.2 e N40).

Segundo os médicos, os procedimentos visam o acompanhamento de um tratamento medicamentoso em curso e a avaliação de sintomas que se tornaram mais frequentes após a detenção.

“A solicitação decorre do seguimento de tratamento em curso, reavaliação dos sintomas e verificação das condições de saúde”, diz o relatório médico encaminhado à Justiça.

O ex-presidente deverá apresentar o atestado de comparecimento ao hospital no processo em até 48 horas. A depender dos resultados, podem ser indicadas medidas terapêuticas adicionais.

Apoiadores fazem vigília em frente ao hospital

Desde as 8h da manhã, dezenas de apoiadores se concentraram na entrada do hospital, carregando bandeiras do Brasil e de Israel, entoando orações e gritos de apoio. A presença do ex-presidente no local causou grande mobilização e atraiu cobertura da imprensa e forte presença policial.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.