BodyScan impede entrada de mais de 5 kg de drogas em presídios baianos em 2025
Ocorrências foram registradas no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2025

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap) informou, nesta quarta-feira (14), que a tecnologia BodyScan auxiliou na apreensão de 5,018 quilos de entorpecentes e 24 aparelhos eletrônicos nas unidades prisionais do estado ao longo de 2025. As ocorrências foram registradas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro.
Segundo a Seap, o equipamento de escaneamento corporal, utilizado nos procedimentos de revista de visitantes, possibilitou a identificação de objetos e substâncias ilícitas ocultas no corpo humano, de forma não invasiva e conforme protocolos de segurança e direitos humanos.
No período, foram contabilizadas 111 ocorrências, que resultaram no encaminhamento de 91 pessoas à autoridade policial por porte de materiais ilícitos. Além das medidas penais, os envolvidos podem responder a processos administrativos e ter a carteira de visitante cancelada.
Entre os entorpecentes apreendidos estão 4,5 kg de maconha, 417,1 g de cocaína, 11 g de crack e 4 g de haxixe, além de celulares, smartwatches e outros dispositivos eletrônicos.
De acordo com o secretário da Seap, José Castro, os resultados refletem o investimento contínuo em tecnologias de inspeção eletrônica como parte da política de modernização do sistema prisional baiano. Essas ferramentas são fundamentais para fortalecer a segurança institucional, preservar a integridade física de servidores, visitantes e custodiados, além de ampliar a eficiência das ações de inteligência e disciplina no ambiente prisional”, destacou Castro.



Comentários: