Bloco da Prevenção transforma Carnaval em Itapagipe em festa de cuidado e inclusão
Evento integrado à agenda do Bloco da Prevenção distribuiu kits de higiene, preservativos e promoveu conscientização sobre saúde e direitos

A Unidade de Acolhimento de Adultos (UAA), em parceria com diversos setores de saúde e serviços intersetoriais, realizou na última segunda-feira (9) o Carnaval Social de Itapagipe, voltado para a população em situação de rua, trabalhadores da rede socioassistencial e de saúde, e a comunidade local. A iniciativa fez parte da programação do Bloco da Prevenção e contou com a participação de cerca de 120 pessoas.
Durante o evento, foram distribuídos preservativos masculinos e femininos, lubrificante, kits de higiene, materiais educativos, insumos de redução de danos, além de lanches e água mineral. A ação também abordou temas essenciais para o período carnavalesco, como prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), combate à violência contra a mulher, cuidados com o corpo, incentivo a hábitos saudáveis e práticas de autocuidado.
O Carnaval Social uniu informação e diversão, com apresentações da Banda do Caps Aristides Novis e um carro de som, onde os usuários cantaram músicas, promovendo um ambiente de acolhimento, alegria e interação social.
Para a gerente da S3 do Projeto Girassóis de Rua, Andrea Lais, a iniciativa reforça a importância das políticas públicas voltadas ao cuidado integral. “É possível celebrar com responsabilidade, cuidado e inclusão. Utilizar a cultura popular como estratégia educativa aproxima os serviços da população, fortalece vínculos e amplia o acesso à informação, especialmente para quem mais precisa”, destacou.
A ação contou com mobilização comunitária, articulação entre serviços da rede e abordagens educativas diretas, fortalecendo o sentimento de pertencimento e inclusão social. Entre os resultados já observados estão a ampliação do acesso a informações e insumos preventivos, conscientização sobre práticas seguras no Carnaval e o fortalecimento de uma cultura de cuidado, respeito, solidariedade e não violência.
Idealizada de forma coletiva, a iniciativa teve a participação de diversos parceiros institucionais, incluindo: CNR Itapagipe, Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres (CCIDP), Ponto de Cidadania Itapagipe, UAIs Aspec, Cras Itapagipe, UAR, Caps Adilson Peixoto, Caps Gey Espinheira e Caps Aristides Novis.



Comentários: