Black Friday: saiba que cuidados tomar na hora de comprar calçado
Produto inadequado pode trazer danos aos joelhos, explica especialista
A chegada da Black Friday já se tornou um momento aguardado pelos brasileiros e deve levar boa parte da população às compras até o próximo dia 29, sua data oficial. Mas, além dos preços ofertados, quem pretende comprar algum calçado deve se preocupar com a qualidade do produto, seja ele para a prática de exercícios ou uso no dia a dia.
O motivo é que o calçado exerce influência direta na distribuição de impacto sobre as articulações dos membros inferiores. Segundo o ortopedista Marcelo Midlej Reis, especialista em cirurgia no joelho, “o consumidor deve escolher calçados que ofereçam suporte adequado ao arco do pé, bom amortecimento e ajuste confortável”.
Caso contrário, a saúde dos joelhos pode acabar sendo comprometida. “O impacto nas articulações pode ser intensificado, acelerando o desgaste da cartilagem nos joelhos e aumentando o risco de artrose”, explica Marcelo. “O uso contínuo de calçado inadequado pode provocar também inflamações como tendinite e bursite”, acrescenta.
Ele salienta a importância de o calçado oferecer estabilidade ao corpo e amortecer o impacto, o que não acontece com saltos altos e tênis muito duros, respectivamente. “A má distribuição do peso corporal exige maior esforço dos joelhos e, assim, provoca o desgaste, sobretudo, da cartilagem da patela e até estiramentos e lesões nos ligamentos”, justifica o ortopedista, que recomenda ainda que o consumidor experimente o calçado antes de efetivar a compra.
Tipo de pisada
Além disso, lembra Marcelo, deve ser levado em conta o tipo de pisada, que pode ser neutra, quando a força é distribuída igualmente; pronada, quando a parte interna do pé recebe a maior parte da carga; e supinada, quando o desgaste é maior no lado externo. “Para um diagnóstico preciso, é recomendado procurar um especialista”, observa.
Comentários: