Bebeto Galvão anuncia pré-candidatura a deputado federal em 2026
O vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão (PSB), anunciou nesta sexta-feira (22) que colocará sua pré-candidatura a deputado federal em 2026. O socialista já chegou a ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados por dois mandatos consecutivos, entre 2011 e 2019, mas deixou Brasília após se tornar suplente do senador Jaques Wagner (PT-BA).
Agora, com o término de seu mandato de vice-prefeito em Ilhéus e a falta de perspectiva de que Wagner se licencie do mandato de senador, Bebeto já se prepara para voltar a disputar uma vaga no Congresso Nacional.
“Enquanto membro de um partido que pensa no seu crescimento e nos desafios para a eleição de 2026, meu nome está colocado como um pré-candidato a deputado federal”, disse Bebeto ao portal Sou da Bahia.
O socialista apontou que o PSB-BA, pela sua envergadura, não pode se contentar em ter apenas um parlamentar em Brasília e sinalizou positivamente até para uma possível federação, que está sendo negociada a nível nacional com PDT e Solidariedade.
“O partido tem uma vaga, mas a gente não pode se sujeitar a ter só uma vaga. O partido terá uma nominata de 40 candidatos a deputado federal. Se nós nos federarmos com outro partido — é o desafio que nós temos e estamos construindo, com dois partidos que estão sendo conversados —, eu também estarei na condição de pré-candidato”, assegurou.
Questionado sobre a dificuldade do PSB da Bahia voltar a ter duas cadeiras na Câmara dos Deputados, Bebeto lembrou a experiência de 2014 e exaltou seu trabalho de base junto a prefeitos e vereadores de todo o estado.
“Em 2014, o partido tinha nominata própria. E eu me elegi numa contramaré, numa contra-hegemonia política. Eu tenho trabalho acumulado. Recentemente, estava na região do Recôncavo, conversando com diversos prefeitos reeleitos”, contou Bebeto.
“Eu tenho uma militância política histórica na Bahia, que não está vinculada apenas ao movimento social. É uma militância partidária, política, com relações com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, os quais eu ajudei a eleger. Portanto, eu penso que meu nome, dentre os que estão no PSB, é um nome que se coloca desafiadoramente para as eleições de 2026”, concluiu o vice-prefeito de Ilhéus.
Comentários: