Barroso anuncia aposentadoria do STF
Saída abre brecha para nova indicação do presidente Lula (PT)

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou nesta quinta-feira (9), sua aposentadoria como membro da Corte. A saída foi confirmada durante sessão no plenário.
Segundo Barroso, que deixou recentemente a presidência do STF, essa foi sua última participação em sessão. Antes de deixar o posto, ele entregará os pedidos de vista pendentes.
“Essa é a última sessão plenária de que participo”, frisou Barroso, que leu uma carta de despedida no plenário. O ministro foi indicado pela então presidente Dilma Rousseff (PT), em 2013.
“Por 12 anos ocupei o cargo de ministro do STF, sendo presidente nos últimos 2 anos. Foram tempos de imensa dedicação à causa da justiça e da democracia. A vida me proporcionou a benção de servir ao país”, destacou o ministro do STF.
Lula indica novo ministro
Com a saída antecipada de Barroso, que tem 67 anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá indicar um novo ministro para a Corte. Nas últimas semanas, o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD) entrou no radar como opção.
Comentários: