Barraqueiros voltam ao Porto da Barra e deixam banhistas sem espaço

A polêmica que envolveu os barraqueiros das praias de Salvador, especialmente no famoso Porto da Barra, parece ter sido deixada para trás, pelo menos por enquanto. Após um protesto em que os ambulantes esvaziaram a área, em desacordo com as novas medidas impostas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) – que limitou a quantidade de mesas e cadeiras no local –, os vendedores retornaram à praia.
Na manhã deste domingo (9), de acordo com informações do BNews, a faixa de areia do Porto da Barra foi quase completamente tomada por sombreiros, com os ambulantes oferecendo seus serviços a quem se dispunha a pagar. Para os banhistas que preferiram não utilizar os itens dos vendedores, o espaço restante parecia escasso. Segundo relatos, essa superlotação se deveu à recente remoção de duas baianas e cinco ambulantes, que foram considerados irregulares pela prefeitura.
O retorno dos barraqueiros à região tem causado desconforto, com muitos frequentadores da praia reclamando da falta de espaço. A situação reflete o contínuo impasse entre os interesses dos trabalhadores informais e as tentativas da prefeitura de regulamentar a atividade no local.
Comentários: