Barra-Ondina lotada? Prefeitura aposta no Centro para mudar a dinâmica do Carnaval
Bruno Reis aposta em novidades no Campo Grande para redistribuir público e fortalecer a economia da folia

O Carnaval de Salvador de 2026 deve ganhar uma nova configuração nas ruas da cidade. O prefeito Bruno Reis confirmou, nesta quarta-feira, 21, que a gestão municipal prepara ações específicas para fortalecer o circuito do Centro, com o objetivo de reduzir a pressão sobre a Barra-Ondina e tornar a festa mais equilibrada.
A declaração foi feita durante a entrega de uma obra de contenção de encosta na Ladeira de Santa Rita, no bairro do Matatu de Brotas, onde o gestor detalhou a estratégia pensada para o período momesco.
Centro como prioridade da gestão
Segundo Bruno Reis, o foco no circuito Campo Grande (Osmar) vai além da programação artística. A proposta é tornar o Centro mais atrativo para os foliões e redistribuir o fluxo de pessoas pela cidade durante os dias de festa.
“Vou trazer algumas novidades focadas ali no Carnaval do Centro, com o objetivo de fortalecer mais aquele circuito, de fazer com que ele seja o circuito mais desejado pelas pessoas”, afirmou o prefeito, ao destacar a necessidade de reduzir a concentração excessiva no circuito Dodô.
Impacto direto na economia e nos serviços
O prefeito ressaltou que o equilíbrio entre os circuitos beneficia toda a cadeia produtiva do Carnaval. Com mais público no Centro, ambulantes ampliam as vendas, os serviços públicos funcionam de forma mais eficiente e a atuação da segurança se torna mais organizada.
“É bom para o ambulante que vende bem no Centro, como também o que está lá na Barra-Ondina. Facilita os serviços públicos como um todo e a questão da segurança”, explicou.
Novidades ainda em definição
De acordo com Bruno Reis, os detalhes técnicos e as novas atrações do Carnaval do Centro começarão a ser discutidos em reuniões internas ainda nesta quarta-feira. O anúncio oficial, com programação completa e cronograma, será divulgado em breve pela Prefeitura de Salvador.
Ambulantes terão estrutura ampliada
Além das mudanças nos circuitos, a Prefeitura confirmou um pacote de benefícios para os vendedores ambulantes que atuarão no Carnaval 2026. Assim como no ano anterior, os trabalhadores terão acesso gratuito a alimentação, transporte e espaços de higiene, além da isenção de taxas.
A novidade desta edição será a criação de locais específicos para descanso dos profissionais durante a folia.
“Vamos ter locais para higienização e para descanso para os ambulantes. Já definimos esses locais”, disse o prefeito em entrevista coletiva.
Segundo ele, empresas privadas cederam gratuitamente os espaços que serão utilizados como restaurantes populares e áreas de descanso.
Isenção e apoio histórico aos trabalhadores
Bruno Reis garantiu que os ambulantes e catadores contarão com o maior apoio já oferecido pela Prefeitura durante um Carnaval. Além da estrutura, não haverá cobrança de qualquer taxa para atuação na festa.
“Não tenho dúvidas que o apoio aos ambulantes e aos catadores será o maior de toda a história que a Prefeitura já fez”, afirmou.
Blocos afro terão isenção definitiva
Pela terceira vez, a gestão municipal vai conceder remissão de dívidas e isenção permanente de tributos a entidades culturais e carnavalescas de matriz africana, indígena e a outros grupos tradicionais sem fins lucrativos.
O projeto será enviado à Câmara Municipal no dia 2 de fevereiro. Até que a medida seja regulamentada, os débitos dessas entidades ficarão suspensos por 90 dias, permitindo que todas possam emitir certidões e acessar recursos públicos.
Expectativa de recordes na folia
A expectativa da Prefeitura é de um Carnaval histórico em 2026. A projeção é de cerca de 1,2 milhão de turistas circulando pela cidade durante a festa.
Bruno Reis afirmou ainda que produtores de blocos e camarotes relataram vendas entre 15% e 20% superiores às do ano passado, o que reforça a alta procura pela festa.
“Isso é sinal de uma grande procura do folião, seja local, como também de pessoas que vêm dos quatro cantos do Brasil e do mundo para curtir a maior festa de rua do planeta”, concluiu o prefeito



Comentários: