Banho de Mar à Fantasia reafirma tradição pré-carnavalesca na Ladeira da Preguiça neste domingo

Evento gratuito reúne foliões fantasiados em cortejo até o mar e valoriza a cultura popular no pré-Carnaval de Salvador

Notícias
Banho de Mar à Fantasia reafirma tradição pré-carnavalesca na Ladeira da Preguiça neste domingo
Caio Diniz/ Divulgação

O Banho de Mar à Fantasia, uma das manifestações mais simbólicas do pré-Carnaval de Salvador, será realizado neste domingo (8), com concentração a partir das 9h, na Ladeira da Preguiça, no bairro Dois de Julho. Gratuito e aberto ao público, o evento culmina em um banho de mar coletivo que marca simbolicamente a abertura dos caminhos para a folia momesca.

Integrando o calendário oficial de festas pré-carnavalescas apoiadas pelo Governo da Bahia, o Banho de Mar à Fantasia reforça a política estadual de incentivo às manifestações populares e à valorização da cultura afro-brasileira. Reconhecido pela diversidade de participantes, o evento fortalece as tradições de rua e promove a ocupação democrática do espaço público.

Mais do que uma celebração festiva, o Banho de Mar à Fantasia é uma manifestação cultural que une irreverência, memória e pertencimento. Fantasiados, os foliões descem a Ladeira da Preguiça em cortejo até o mar, em um ritual coletivo que mistura criatividade, alegria e celebração da diversidade cultural. A iniciativa atrai moradores, turistas, artistas, coletivos culturais e movimentos políticos, consolidando-se como um dos momentos mais autênticos do pré-Carnaval da capital.


Cultura popular e memória

Realizado em um dos territórios históricos de Salvador, o Banho de Mar à Fantasia dialoga diretamente com a memória urbana da cidade. Tradicional ponto de encontro, a Ladeira da Preguiça se transforma em um espaço de livre expressão artística, cultural e política, sem perder o caráter popular e festivo.

Para Nilma Santos, coordenadora de comunicação do Banho de Mar à Fantasia, a longevidade e a força do evento estão diretamente ligadas à preservação da tradição e ao apoio das políticas públicas. “É a celebração contínua de uma memória que pertence ao povo da Ladeira da Preguiça e de toda Salvador. Quando a comunidade ocupa o território, celebra suas raízes e reafirma sua centralidade na cultura da cidade. O apoio do Governo da Bahia é determinante para que isso aconteça com a estrutura necessária”, afirmou.

Segundo Nilma, o reconhecimento institucional garante que o evento siga mantendo sua essência popular, ao mesmo tempo em que fortalece o território e a cultura negra que sustentam essa tradição. O banho de mar que encerra a celebração simboliza renovação, purificação e a abertura simbólica do ciclo carnavalesco, conectando cultura popular, identidade e ocupação festiva do espaço urbano.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.