Bandeira amarela em dezembro: Conta de luz fica mais barata

Bahia Brasil
Bandeira amarela em dezembro: Conta de luz fica mais barata
Arquivo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou uma boa notícia para os consumidores de energia elétrica em dezembro: a bandeira tarifária nas contas de luz será amarela. A mudança representa um alívio no bolso e uma cobrança adicional inferior à registrada em novembro, quando vigorou a bandeira vermelha (Patamar 1).


Redução na Cobrança Adicional

A alteração da bandeira vermelha (Patamar 1) para a amarela implica uma redução significativa no valor extra cobrado por cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Em novembro, sob a bandeira vermelha, o consumidor pagava R$ 4,46 a cada 100 kWh. Com a mudança para a bandeira amarela em dezembro, essa taxa adicional cai para R$ 1,85 a cada 100 kWh consumidos.


Melhora no Cenário Hídrico

A decisão da Aneel se deve principalmente à entrada do período chuvoso, que tem favorecido o abastecimento dos lagos das hidrelétricas. Em nota, a agência reguladora informou que, “diante de condições de geração de energia um pouco mais favoráveis, foi possível mudar da bandeira vermelha patamar 1 para amarela”.

No entanto, a agência ressalta que o acionamento das termelétricas continua sendo essencial para garantir o atendimento à demanda nacional. A energia gerada por essas usinas é mais cara que a hidrelétrica, o que justifica a manutenção de uma cobrança adicional, mesmo que em patamar inferior.


Previsão de Chuvas e Impacto na Economia

Apesar da melhora, a Aneel observou que a previsão de chuvas para dezembro é superior à vista em novembro, mas as expectativas de precipitações na maior parte do país ainda estão, em geral, abaixo da sua média histórica para o mês.

A notícia da bandeira amarela para o último mês do ano já tem reflexos nas projeções econômicas. Analistas do mercado financeiro, como os consultados pela corretora Warren Rena, veem a inflação fechando abaixo do teto da meta. Com o indicativo da bandeira amarela, a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2025 é de 4,2%.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.