Banco Central anuncia exclusão de chaves Pix de pessoas mortas

Novidade foi anunciada nesta quarta-feira (12)

Brasil
Banco Central anuncia exclusão de chaves Pix de pessoas mortas
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O Banco Central anunciou a exclusão de 3,5 milhões de chaves Pix registradas em nome de pessoas mortas, como medida para evitar fraudes. Outras 4,5 milhões de chaves com erros de grafia nos nomes também serão excluídas.

A autarquia identificou ainda outras inconsistências, como chaves vinculadas a CPFs suspensos (30 mil), cancelados (20 mil) ou nulos (mil), que também passarão a não constar no sistema do banco.

Segundo Breno Santana Lobo, chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, o objetivo do cancelamento das chaves é combater fraudes, e não restringir o acesso ao Pix.

As instituições financeiras só poderão excluir as chaves Pix se houver evidência de fraude. O descumprimento dessa regra poderá acarretar em penalidades, como multas.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.