Bahia terá quase 40 mil urnas eletrônicas à disposição e com novidades; confira
Visando maior agilidade na votação que será realizada no domingo, 6, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia terá à sua disposição 39.765 urnas eletrônicas e outras novidades, onde serão escolhidos os prefeitos e vereadores do estado.
Salvador lidera o ranking com 5.440 urnas. Na sequência estão as cidades que existem a possibilidade de segundo turno. Feira de Santana com 1.420, Vitória da Conquista (900) e Camaçari (611).
Ainda existirão 3.700 urnas de contingência. As máquinas estão habilitadas para substituir aquelas que apresentarem defeitos durante o processo de votação.
Novidades:
Letícia- Neste ano as urnas passam a contar com uma voz humanizada para ajudar pessoas com deficiência visual na hora de exercer o seu direito ao voto. O recurso de acessibilidade Letícia, que utiliza a voz da atriz e cantora Sara Bentes, dará instruções básicas para iniciar o processo de votação, informará à usuária e ao usuário o cargo que está em votação em cada etapa, os números digitados e o nome da candidatura escolhida. O eleitor terá um fone de ouvido à sua disposição, a fim de assegurar o sigilo do voto.
Sistema braille e identificação em alto relevo – Todas as urnas eletrônicas contam com teclas antiaderentes e números em alto relevo com o alfabeto braille, bem como nas teclas de “confirma”, “corrige” e “branco”. O recurso permite que eleitoras e eleitores com deficiência visual possam saber quais são as teclas que estão pressionadas.
Intérprete de Libras – As urnas eletrônicas são equipadas com tradução na Língua Brasileira de Sinais (libras) para atender eleitores e eleitoras com deficiência auditiva. Os intérpretes de Libras aparecem no canto inferior da tela das urnas e traduzir ao usuário os cargos em votação.
Comentários: