Bahia lidera agricultura familiar no Brasil e se destaca na produção diversificada
A Bahia se consagra como líder na agricultura familiar do Brasil, com mais de 700 mil propriedades dedicadas ao setor, de acordo com o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado se destaca especialmente na produção de caprinos, ovinos, cacau, café, mandioca e pescados, consolidando-se como um importante player na economia rural brasileira.
Segundo o portal Globo Rural, o Brasil, em sua totalidade, possui 76,8% de estabelecimentos agropecuários, o que representa mais de 5 milhões de propriedades, sendo 3,9 milhões delas voltadas para a agricultura familiar. Apesar do crescimento do agro de grande escala, responsável pela exportação de commodities, as micro e pequenas propriedades, muitas delas geridas por núcleos familiares, continuam desempenhando um papel essencial no aumento da produção de alimentos no país.
A agricultura familiar tem sido fundamental não apenas para o abastecimento interno, mas também para a preservação de tradições rurais e a geração de emprego e renda no campo. Na Bahia, essa realidade reflete a força de um modelo sustentável e diversificado, que garante a produção de uma ampla gama de produtos essenciais para a alimentação de milhões de brasileiros.
Comentários: