Bahia ganha voo direto do Panamá e se conecta a mais de 300 destinos pelo mundo
Nova rota da Copa Airlines liga Salvador ao maior hub da América Latina e amplia acesso a mais de 300 destinos

A Bahia deu mais um passo importante para fortalecer sua presença no cenário internacional do turismo e dos negócios. Nesta quarta-feira (7), a Copa Airlines oficializou o retorno das operações em Salvador com o voo direto entre a capital baiana e a Cidade do Panamá, na América Central.
O governador Jerônimo Rodrigues participou da recepção aos passageiros do voo inaugural, já na madrugada desta quinta-feira (8), no Aeroporto Internacional de Salvador. Para ele, a retomada da rota representa novas oportunidades para o estado. “Retomamos um fluxo importante, que é o Panamá, um hub que conecta a Bahia a diversos outros países. Isso fortalece o turismo, não apenas o cultural e o de lazer, mas também o turismo de negócios”, afirmou.
A nova operação faz parte das ações do Governo da Bahia para ampliar a conectividade aérea internacional. O retorno da Copa Airlines é resultado direto do novo marco legal de incentivo à aviação internacional, por meio da Lei Estadual nº 14.789, que autoriza a concessão de subvenção econômica para companhias aéreas internacionais que operem no estado. A medida pode gerar impacto de até R$ 20 milhões por ano no orçamento estadual.
Segundo o secretário do Turismo, Maurício Bacelar, o programa tem como objetivo ampliar o fluxo turístico, gerar empregos e movimentar a economia. “O governo mantém um trabalho permanente de prospecção de voos internacionais, com subsídios às operações, visando ampliar o turismo e a geração de renda para os baianos”, destacou.
A rota Salvador–Cidade do Panamá foi planejada com horários estratégicos. Os voos partem de Salvador às segundas, terças, quintas e sábados, à 1h25, com chegada ao Panamá às 6h40. No sentido inverso, as decolagens acontecem às segundas, quartas, sextas e domingos, às 15h58, com pouso em Salvador à 0h25 do dia seguinte.
Para Monica Afonso, gerente de vendas da Copa Airlines no Brasil, a nova ligação vai transformar a relação cultural e econômica da Bahia com o mundo. “Essa conectividade permite ao soteropolitano acessar mais de 85 cidades em 32 países, fomentando cultura, turismo e negócios”, afirmou.
O grande diferencial da rota é a conexão com o Aeroporto Internacional de Tocumen, um dos maiores hubs da América Latina. Com isso, a Bahia passa a estar ligada a cerca de 300 destinos globais. Atualmente, Salvador já possui voos diretos para Buenos Aires, Santiago, Montevidéu, Lisboa, Madri e Paris.
Agora, os baianos também ganham acesso facilitado a cidades como Cartagena, Medellín, Cidade do Panamá, Cidade do México, além de Orlando, Miami e Los Angeles, que serão sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2026.
A nova rota consolida Salvador como um dos principais portões de entrada do Brasil para as Américas e reforça o protagonismo da Bahia no turismo internacional.



Comentários: