Bahia é o estado que mais investe no esporte no Brasil
Sexta economia do país, supera São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais

Um estudo Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), revelou que, nos últimos oito anos, a Bahia tem sido o estado que mais investe no esporte no Brasil. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (2) ao Governo do Estado, gestores, dirigentes de federações esportivas, imprensa e atletas baianos, durante o lançamento da edição 2025 do programa FazAtleta.
Sexta maior economia do país, com 4,1% do PIB nacional, a Bahia supera estados como São Paulo – que representa 31% do PIB do Brasil –, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul em volume de investimentos no setor esportivo.
“Recebemos esse estudo com muita satisfação. Os números confirmam o que já observamos ano após ano: um crescimento contínuo no investimento esportivo. Para nós, gestores públicos, é gratificante. Mas, o mais importante é o impacto positivo para a população, especialmente para aqueles em maior vulnerabilidade social”, destacou o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos.
A maior parte dos investimentos é executada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Setre.
“O investimento abrange desde o esporte amador até o alto rendimento. Em 2021, por exemplo, o estudo do IPIE mostrou que foram aplicados quase meio bilhão de reais no setor esportivo baiano”, afirmou o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto.
Além disso, um levantamento da autarquia estadual aponta que, somente na infraestrutura esportiva, entre 2023 e 2025, a Bahia tem investimento de quase meio bilhão de reais na construção e revitalização de espaços esportivos. Ao todo, são 192 equipamentos finalizados e 161 em execução, reforçando a infraestrutura esportiva em toda a Bahia.
Para Vicente Neto, o investimento feito pelo governo da Bahia – principalmente no período de 2019 a 2022 – anos em que houve um completo desmonte das políticas públicas na área do esporte – é motivo de muito orgulho para todos aqueles que atuam na área. “Importante destacar que o Ministério do Esporte chegou mesmo a ser extinto, ficando as políticas públicas federais completamente interrompidas. Na Bahia, seguimos trabalhando e garantido o suporte necessário para que a área não fosse tão impactada”, diz o gestor.
Para o ano de 2025, muitas novidades para o segmento do esporte estão reservadas pelo Governo do Estado, como a licitação, ainda neste primeiro semestre, da obra de construção do Ginásio Multiuso da Bahia, Av. Gal Costa. O equipamento terá ginásio com capacidade para 5.200 assentos, de pista de skate; dois quiosques; dois sanitários públicos; sala de apoio/manutenção; gradil sobre mureta; vestiário; pavimentação; parque infantil; área de estacionamento para cerca de 390 vagas; praça central/convívio; academia ao ar livre; e portaria e controle de acesso de veículos.
Comentários: