Bahia confirma 17 surfistas no Brasileiro de Base com apoio do Governo do Estado

Atletas disputam seletiva regional na Paraíba com apoio do Governo do Estado e buscam vaga na final nacional

Esporte
Bahia confirma 17 surfistas no Brasileiro de Base com apoio do Governo do Estado
Créditos: Maurício Viana/Ascom Sudesb

Com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), 17 surfistas baianos estão confirmados para disputar a etapa Nordeste do Circuito Brasileiro de Base de Surf 2026, que será realizada em março, na Paraíba. A competição reúne atletas das categorias sub-12 a sub-18, nos naipes masculino e feminino, e garante quatro vagas por categoria para a fase final nacional.

A participação da delegação baiana será viabilizada por meio da concessão de transporte oferecida pela Sudesb, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), fortalecendo o acesso dos atletas às principais competições do país.

No feminino, a Bahia será representada por Maria César, de Serra Grande (Uruçuca), beneficiada pelo Bolsa Esporte, e Kaylane Cardoso, de Santa Cruz Cabrália, apoiada pelo FazAtleta — dois programas estaduais de incentivo ao esporte.

A equipe masculina conta com Bernardo Bicalho, Bernardo Lerner, Bryan Pessoa, Felipe Guerreira, Gabriel Leal, Guilherme Simões, Jean Matos, João Jesus, Mauy Schmidt, Miguel Becker, Pietro Matos, Rafael Galeno, Ruda Nascimento e Yan Rodrigues.

Entre os destaques, Guilherme Simões, João Jesus e Rafael Galeno são contemplados pelo Bolsa Esporte, enquanto Bernardo Lerner recebe apoio do FazAtleta. Os atletas itacareenses Yan Rodrigues, João Jesus e Bernardo Bicalho são os atuais campeões do Circuito Baiano de Surf 2025.

Além da Bahia, a etapa Nordeste contará com representantes de Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. A grande final nacional será definida após as seletivas regionais do Nordeste, Sul e Sudeste.

Para o presidente da Federação Baiana de Surf (FBSurf), Marcelo Barros, o apoio do Governo do Estado é essencial para o desenvolvimento da modalidade.

“Sem esse suporte, muitos atletas não conseguiriam competir. A Sudesb tem sido fundamental tanto na estrutura, com o Centro de Surf, quanto no transporte e no fomento às competições”, destacou.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.