Bahia brilha no Mundial de Triathlon e vira destaque internacional: “Terra das Lendas”

Atletas baianos conquistam medalhas e fazem história no Mundial de Triathlon na Espanha

Esporte
Bahia brilha no Mundial de Triathlon e vira destaque internacional: “Terra das Lendas”
Créditos: Divulgação/Febatri.

A Bahia segue se consolidando como potência esportiva e referência no cenário internacional. O estado foi um dos grandes destaques do Campeonato Mundial de Triathlon Multisports 2025, encerrado no último domingo (29), na cidade de Pontevedra, na Espanha.

O triatleta baiano Rafael Rizzato, apoiado pelo programa FazAtleta do Governo do Estado, conquistou a medalha de bronze no Duathlon Sprint, além de resultados expressivos no Cross Duathlon (7º lugar) e no Cross Triathlon (5º lugar), comprovando sua versatilidade e preparo em diferentes modalidades da competição.

O evento reuniu mais de 4 mil atletas de 44 países, consolidando-se como um dos maiores encontros da comunidade mundial do triathlon. O Brasil foi representado por 78 triatletas, sendo nove baianos. Destes, dois viajaram com o apoio do Governo da Bahia por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb): Rafael Rizzato e Cleber Castro, que recebeu o título de Multisports Legend por competir em cinco ou mais provas no Mundial.

Além de Cleber, outros dois baianos, Deividi Souza do Carmo e Daniel Alexandre Gomes, também conquistaram o título de Lenda Multiesportiva, elevando o nome do estado no cenário mundial. Com isso, o Brasil saltou de quatro para nove Legends reconhecidos oficialmente, sendo a Bahia responsável por quase 50% desse seleto grupo.

Para Cleber Castro, que também preside a Federação Baiana de Triathlon (Febatri), os resultados representam mais do que conquistas individuais. “O Mundial 2025 mostrou que investir no esporte é investir em superação, pertencimento e transformação. A Bahia retorna de Pontevedra como terra das lendas e com um legado que inspira o mundo”, celebrou.

A Bahia já se prepara para seguir no protagonismo em 2026, com atletas classificados para o próximo Mundial de Triathlon Multisports, que será realizado em Abu Dhabi. Segundo Cleber, as conquistas são frutos de políticas públicas eficientes, como o FazAtleta, o suporte da Setre e o investimento em estrutura esportiva e competições no estado.

“Apoiar o esporte transforma vidas e posiciona a Bahia no cenário internacional. Estamos fazendo história e queremos ainda mais”, finalizou.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.