Bahia avança na exportação e reage a tarifas dos EUA com novo escritório da ApexBrasil

Com novo escritório da ApexBrasil, estado amplia suporte às empresas e planeja enfrentar barreiras tarifárias impostas pelos EUA

Bahia Política
Bahia avança na exportação e reage a tarifas dos EUA com novo escritório da ApexBrasil
Fotos: Amanda Ercília/GOVBA

Com participação de 43,8% nas exportações do Nordeste apenas em 2024, a Bahia deu mais um passo estratégico na internacionalização de suas empresas com a inauguração do novo escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Salvador. A unidade funcionará no espaço da BahiaInveste, no Caminho das Árvores, a partir de setembro.

Durante a cerimônia de inauguração, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), o governador Jerônimo Rodrigues destacou o papel central do estado na economia brasileira. “A Bahia desempenha um papel fundamental na pauta exportadora do Brasil. Vamos fortalecer o setor empresarial e a estrutura de governo para manter esse protagonismo”, declarou.

A medida surge como resposta aos recentes aumentos de tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos, afetando segmentos como o de mel, pescado, pneus, manga e outras frutas. A intenção do governo é não apenas enfrentar o cenário emergencial, mas também abrir novos mercados e diversificar a pauta exportadora baiana.

Apoio ao setor produtivo

Na ocasião, foram assinados o Termo de Autorização para abertura do escritório da ApexBrasil, um memorando de entendimentos com o Governo da Bahia e acordos de cooperação técnica com a Fieb, Sebrae e BahiaInveste. O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, reforçou a importância da Bahia no cenário internacional. “O estado tem enorme potencial com produtos como algodão, soja, celulose e petróleo. Vamos apoiar na superação das tarifas e atrair compradores para o Brasil até junho do ano que vem”, afirmou.

Exportações em alta

Segundo estudo da própria agência, as exportações baianas totalizaram US$ 11,9 bilhões em 2024, com 63,6% provenientes da indústria de transformação e 30,1% da agropecuária. Os principais destinos incluem China, Singapura, Canadá e Estados Unidos.

Qualificação e novas oportunidades

Outro destaque do evento foi o lançamento do Núcleo Bahia do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que vai beneficiar 350 empresas com capacitação e consultoria em Salvador, Feira de Santana, Ilhéus e Vitória da Conquista. Além da qualificação, o programa prevê apoio a missões internacionais no estado.

Danielle Sales, fundadora da empresa Tem Dendê Gourmet, compartilhou a experiência de preparação para exportar acarajés congelados. “A Apex e o Sebrae foram fundamentais no processo de adequação da marca. Hoje, temos pedidos da França, Canadá, China e Portugal”, celebrou.

Com o novo escritório e os investimentos em qualificação, a Bahia se consolida como um polo estratégico no comércio internacional, fortalecendo sua economia e abrindo portas para o mundo.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.