Augusto Vasconcelos detona tarifaço de Trump
Secretário da Bahia critica tarifa de Trump e defende ação firme

O secretário da Secretaria de Emprego, Trabalho, Renda e Esporte da Bahia, Augusto Vasconcelos, se manifestou nesta quarta-feira (30) contra o tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos, que entra em vigor no dia 6 de agosto. A medida foi anunciada pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump e atinge diretamente setores estratégicos da economia brasileira.
“O tarifaço de Trump estremece relações comerciais de 200 anos entre Brasil e EUA. Mas o pior disso tudo é saber que Bolsonaro e sua família trabalham para sabotar o país, ao insuflar retaliações contra nossa economia”, declarou Vasconcelos.
LEIA MAIS:
Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA
Jerônimo reage às tarifas dos EUA e convoca reunião emergencial
Segundo o secretário, o decreto norte-americano traz algumas exceções, como aviões, minérios, suco de laranja e celulose, mas impõe grandes perdas a cadeias produtivas como café e manga, com impacto direto em exportações do Nordeste.
Vasconcelos reforçou que o presidente Lula está engajado em negociações diplomáticas para reverter as medidas, e que a Bahia, por sua vez, “atua em conjunto com o setor produtivo para mitigar os efeitos da decisão unilateral norte-americana”.
O governo estadual, liderado por Jerônimo Rodrigues, já montou uma força-tarefa com reuniões previstas para os dias 4, 5 e 6 de agosto junto à FIEB, o Consórcio Nordeste e o Governo Federal, buscando proteger empresas e trabalhadores baianos.
Comentários: