Atletas do Time Brasil trabalham a todo vapor em três bases montadas fora de Paris

Esporte
Atletas do Time Brasil trabalham a todo vapor em três bases montadas fora de Paris

Faltando quatro dias para a abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024, os atletas brasileiros estão usufruindo da estrutura de três bases montadas pelo Comitê Olímpico do Brasil fora dos arredores da capital francesa. O Surfe está em Teahupoo’o, no Taiti, a Canoagem Slalom e o Remo treinam em Vaires-sur-Marne, e a Vela se prepara em Marselha.

Assim como aconteceu nas instalações em Saint-Ouen e na Vila Olímpica, todos os locais contam com serviços especializados conforme as necessidades de cada modalidade ali alocada. Além disso, têm assistência completa envolvendo ajustes técnicos e estratégicos em parceria constante com as confederações.

No Taiti, que fica a 11 mil quilômetros de Paris, o COB montou o espaço em uma pousada a poucos metros da praia e do local que saem os barcos para o pico onde quebram os tubos de Teahupoo’o. A base foi testada e aprovada em 2023 e 2024 durante as etapas da Liga Mundial de Surfe, a WSL. Por lá existem equipamentos de preparação física, fisioterapia, atendimento médico e vídeo-análise. Todas as refeições também serão feitas no local. A nutricionista do COB, Renata Parra, esteve no ano passado no local e montou todo o cardápio. A janela para o Surfe será entre 27 de julho e 5 de agosto.

“Já estamos aqui no Taiti nos preparativos para esses grandes Jogos Olímpicos. A vibe está intensa aqui na base do Time Brasil. Estou felizão de estar aqui. A estrutura está animal”, comentou João Chianca, o Chumbinho.

Na comuna de Vaires-sur-Marne, a 25km de Paris, os atletas já colhem os frutos do planejamento do COB de ter um base perto do local da competição olímpica. Representantes do Time Brasil na Canoagem Slalom, cuja disputa acontecerá entre 27 de julho e 5 de agosto, Ana Sátila e Pepê Gonçalves foram uns dos primeiros a treinarem na pista olímpica em viagens nos últimos meses, bem como nos dias que antecedem os Jogos Olímpicos.

“A gente fez uma preparação aqui fantástica. COB e Confederação proporcionaram várias vindas para cá, de duas semanas, de três semanas, um mês. Estamos mais preparados do que nunca. O percurso não é tão difícil, então ele nos permitiu nos acostumar muito rápido, desde a primeira semana que vim para cá já me senti em casa”, comentou Pepê.

A equipe de Vela desembarcou em Marselha no último sábado (20) com 12 atletas para a reta final de preparação para a disputa nas águas da cidade francesa, a partir do próximo dia 28 (domingo). Com o intuito de minimizar o desgaste dos atletas e maximizar seu desempenho, o COB contratou um clube local para ter um espaço tanto para suporte dos barcos, quanto para a recuperação de atletas.

Foto: William Lucas/COB

Texto: COB

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.