Atletas da paranatação e do balonismo viajam com passagens aéreas concedidas pela Sudesb
A fase nacional das Paralimpíadas Universitárias é o próximo objetivo da equipe de paranatação da Fundação José Silveira (FJS), que busca grandes resultados na competição que acontece em São Paulo, até sábado, 5. Os 12 membros da delegação baiana viajaram com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
De acordo com Verônica Almeida, treinadora de natação paralímpica da FJS, a disputa é uma oportunidade importante para os atletas baianos. “O Brasileiro Universitário é uma seletiva para o Brasileiro Absoluto. Então, nos preparamos, visando esse campeonato como um dos mais importantes do ano. Todos os nossos atletas conseguiram se classificar na seletiva estadual realizada em Salvador, e estamos confiantes de que alcançarão índices para o nacional”, comenta.
Entre os atletas da delegação, destacam-se Marcos Paulo e Ricardo Pires, ambos campeões brasileiros. Além deles, Paloma Gomes, Antônio Marcos e Bárbara Britto também integram a equipe, trazendo reforço e expectativa de bons resultados à delegação.
Balonismo – Com um olho na água e outro no céu, a Sudesb também apoia com passagens aéreas a equipe baiana que vai participar do 52° Festival Internacional de Balonismo em Albuquerque, Novo México, nos Estados Unidos. Três atletas irão representar a Bahia na competição, que acontece de 5 a 13 de outubro.
A competição é considerada a maior da modalidade, com cerca de 570 balões de ar quente e equipes de 25 países. O presidente da Federação Baiana de Balonismo, Reginaldo Santos – que também irá competir -, conta que o evento é uma oportunidade de trazer visibilidade para o balonismo baiano.
“Participar de eventos internacionais coloca o balonismo baiano em destaque, promovendo a Bahia como um destino turístico para essa prática. Isso pode atrair turistas interessados em experiências únicas, como voos de balão sobre as paisagens da Bahia, fortalecendo o turismo regional”, afirma.
O evento conta com uma parte de exibicionismo e diversas provas de caráter competitivo. Além da promoção do turismo, o presidente ressaltou a importância da troca de conhecimento e experiências com pilotos de todo o mundo, o que vai contribuir para o aprimoramento técnico da equipe baiana e para a segurança dos voos realizados no estado.
Comentários: