”Arrogância veda os olhos de ACM Neto para os problemas da gestão da saúde em Salvador”, diz deputado Radiovaldo

O deputado estadual Radiovaldo Costa assinala que a arrogância de ACM Neto não lhe deixa enxergar a realidade. “Onde já se viu alguém querer ser agora, a um ano das eleições, o “salvador da saúde da Bahia”, quando em oito anos à frente da prefeitura de Salvador e mais cinco de seu sucessor e aliado. Bruno Reis, foi incapaz de atingir o mínimo preconizado pelo Ministério da Saúde de cobertura com equipes de saúde da família na capital baiana”.
Antes do SOS Bahia – Saúde, na opinião de Radiovaldo, ACM Neto e Bruno Reis precisam lançar o SOS Salvador – Saúde. Ele dá o exemplo da insuficiência da atenção primária, que é responsabilidade municipal. “A cobertura da saúde bucal não chega nem à metade da população, alcança só 41,50%. Os agentes comunitários nem a 30%”.
O mais alarmante, aponta o deputado Radiovaldo, é o baixo índice de vacinação da garotada. “Os indicadores de imunização infantil em Salvador estão abaixo da média da Bahia em várias vacinas de rotina. Não existe estratégia nem esforço de busca ativa na ponta”.
Para fechar o descalabro da saúde de Salvador oferecida pela dupla Neto e Bruno, o parlamentar reclama da caixa preta na realização de consultas e exames. “É total a falta de transparência no sistema de marcação de consultas e exames da prefeitura. São filas gigantes e falta de informações. Os pacientes chegam de madrugada aos postos de saúde e não são atendidos. Não há lista de espera”.
Comentários: