Aprovação de Lula sobe e atinge o melhor índice do ano
Pesquisa AtlasIntel aponta que crise com os EUA e programas sociais aumentaram apoio ao governo Lula, que atinge 50,9% de aprovação

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu e atingiu o melhor índice registrado em 2025, segundo a nova pesquisa AtlasIntel/Bloomberg, divulgada nesta quinta-feira (31). O levantamento mostra que 50,9% dos brasileiros aprovam o governo, enquanto 49,7% desaprovam. A margem de erro é de 1 ponto percentual, o que configura um empate técnico, mas com tendência de crescimento da aprovação.
A pesquisa ouviu 7.334 pessoas, entre os dias 25 e 28 de julho, por recrutamento digital aleatório, com nível de confiança de 95%.
O crescimento na popularidade de Lula vem na esteira da crise comercial com os Estados Unidos, provocada pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump, que impôs tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Segundo o levantamento, o embate econômico teve efeito positivo na percepção do governo Lula, que avançou 3,6 pontos percentuais em comparação com junho.
Outro destaque da pesquisa é a avaliação por desempenho: 46,6% consideram o governo “ótimo” ou “bom”, enquanto os que veem como “regular” caíram de 7,2% para 5,1%. As avaliações negativas, por sua vez, diminuíram 3 pontos.
As ações mais bem avaliadas do governo Lula incluem:
- Gratuidade total na Farmácia Popular: 83% de aprovação;
- Retomada do Minha Casa, Minha Vida: 69% de aprovação;
- Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil;
- Retirada de garimpeiros de terras indígenas: 74% aprovam;
- Acordo de livre comércio com a União Europeia: 70% de aprovação;
- Renegociação de dívidas com o Desenrola Brasil: 69% aprovam.
Comentários: