Após quase 40 horas de atuação, bombeiros debelam incêndio em casarões no Comércio

Depois de 37 horas de trabalhos ininterruptos, guarnições do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) conseguiram debelar, no final da tarde desta sexta-feira (18), o incêndio que atingiu quatro casarões localizados no bairro do Comércio, em Salvador.
A ocorrência, considerada de grande proporção, mobilizou mais de 50 bombeiros ao longo da operação, que foi iniciada por volta da 1h desta quinta-feira (17) e exigiu uma força-tarefa com pelo menos 15 viaturas, entre autos bomba-tanque (ATBs), unidades de resgates (URs), autoescada plataforma aérea (AEPA) e auto bomba-tanque salvamento (ABTS), além de apoio logóstico.
O incêndio se alastrou pelas edificações centenárias, algumas delas em estado de abandono e com muito material combustível como papéis e madeiras. “Por causa da alta complexidade das edificações, nós atuamos com bastante cautela também pelo risco de desabamento.
Utilizamos técnicas de resfriamento. Conseguimos confinar as chamas e consequentemente a extinção do fogo. Durante toda a operação, mantivemos o monitoramento dos quatro imóveis e das edificações vizinhas”, explicou a tenente-coronel BM Érica Prado, comandante do 1º BBM, em Salvador.
Não houve registro de feridos. Equipes da Defesa Civil de Salvador (Codesal) interditaram os quatro imóveis atingidos pelo fogo e isolaram mais uma edificação de forma preventiva.
Também deram apoio à ocorrência a Polícia Militar da Bahia (PMBA), Transalvador e Coelba no isolamento da área, no controle do trânsito e na garantia da segurança da população. Bombeiros do 1° BBM, 3º BBM, em Salvador, 10º BBM, em Camaçari e 12º BBM/Salvar atuaram na ocorrência que foi finalizada às 16h59 desta sexta-feira (18). As causas do incêndio ainda são desconhecidas.
Comentários: