Após Festival Virada, pacto garante comida e transporte a trabalhadores do Carnaval
O pacto, assinado pela Prefeitura de Salvador, amplia políticas que garantem melhores condições de trabalho e renda para os profissionais que ajudam a realizar o Carnaval

Há dois meses, a Prefeitura de Salvador assinou um pacto com outras entidades públicas para ampliar as suas políticas que garantem melhores condições de trabalho e renda para os profissionais que ajudam a realizar o Carnaval, a exemplo de ambulantes, catadores de recicláveis e cordeiros. Parte dessas medidas já foram utilizadas no Festival Virada Salvador, no Réveillon, quando os ambulantes tiveram direito a transporte gratuito e a um Restaurante Popular, que distribuiu refeições gratuitas todos os dias.
A menos de um mês para o Carnaval, maior festa de rua do planeta, o alcance das ações será ampliado, como a distribuição de 10 mil refeições. O pacto envolve ainda iniciativas que já vinham sendo executadas pela Prefeitura, como o Salvador Acolhe, programa que cuida dos filhos desses trabalhadores enquanto eles estão em serviço; a instalação de banheiros e chuveiros voltados exclusivamente à higiene pessoal dos trabalhadores; e o sistema informatizado de cadastramento de ambulantes, que acabou com as filas e criou critérios objetivos de seleção.
O acordo foi encabeçado Prefeitura, por meio da Procuradoria-Geral do Município de Salvador (PGMS), que buscou o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para reforçar as políticas públicas e estabelecer as bases do pacto. O município foi o elaborador dos termos do documento, que recebeu contribuições e ajustes dos demais órgãos públicos. As entidades representativas de categorias como ambulantes e profissionais da reciclagem também apresentaram as suas demandas, que foram acatadas.
O Pacto
O Pacto Intergovernamental de Promoção do Trabalho Decente, do Empreendedorismo e do Desenvolvimento Econômico, como é chamado de maneira oficial, também foi assinado pelo governo federal e pelo governo do estado. Outras novidades que a Prefeitura vai promover para o Carnaval são a promoção de cursos de capacitação e treinamentos e a disponibilização de centros de convivência, com espaços adequados para descanso e higiene.
Júnior Magalhães, titular da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), lembrou ainda que a Prefeitura tem bases de apoio que são montadas nos principais circuitos para dar suporte aos catadores, chamadas de Catafolia.
“Aderimos ao pacto com o compromisso de fortalecer os cuidados com os trabalhadores. Há cerca de três anos, iniciamos este caminho com o projeto Catafolia, garantindo aos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis três refeições diárias gratuitas, com acompanhamento de segurança alimentar e nutricional. Além disso, oferecemos equipamentos de proteção individual, atendimentos sociais e orientações em saúde”, disse Júnior Magalhães.
O secretário lembrou que no Festival Virada Salvador a pasta assegurou almoço gratuito para 1,4 mil ambulantes diariamente. “Essa experiência exitosa será levada, junto com o Catafolia, também para o Carnaval de Salvador 2026, oferecendo 10 mil refeições por dia e reafirmando nosso compromisso com a dignidade, a inclusão produtiva e o desenvolvimento econômico sustentável da maior festa popular do país”, completou.



Comentários: