Após cheia do Rio Subaé, Maria Bethânia faz apelo para povos ribeirinhos de Santo Amaro
Rio transbordou após fortes chuvas que atingem a região desde sexta-feira, 2

Em meio a cheia do rio Subaé, em Santo Amaro, recôncavo baiano, a cantora Maria Bethânia fez um apelo ao poder público para ajudar os povos ribeirinhos que moram nas proximidades do rio.
“Mais uma vez as águas magoadas do rio Subaé, em minha cidade, Santo Amaro da Purificação, tomam grande parte da cidade e sua margem. Toda indiferença e maus tratos que causaram ao rio retornam com força e violência tomando o mercado municipal, as casas ribeirinhas e a gente de toda cidade que, assustada, pede ajuda”, disse a artista, em vídeo publicado no Instagram, no último domingo, 4.
A veterana da Música Popular Brasileira (MPB) cobrou atuação da prefeitura e dos governos estadual e federal para tomar atitude enérgica para as famílias desabrigadas e as ruas afetadas pela enchente.
“Espero que a classe política eleita por meus conterrâneos se sensibilize e procure ajudar os que perderam tudo. […] Se alguma ajuda chegar por parte dos governantes da Bahia e do Brasil, que seja verdadeiramente empregada a favor do povo ribeirinho e os sagrados lugares, como o mercado municipal, espaço hoje onde se vive o Bembé, festividade religiosa negra da maior importância para a cidade e seus filhos”, disse Bethânia.
No vídeo publicado no Instagram, ela também citou as ações humanas que contribuem para a inundação do rio, além das fortes chuvas que atingem a região desde sexta-feira, 2.
“Como ajudar a compreender que as águas são vivas e donas de seus leitos, assim como o céu é dono das estrelas? Apagá-las, não. O homem segue fingindo não enxergar a verdade e a força da natureza, e se assusta quando ela respira, se ergue, cintila e retoma o que lhe pertence”, falou.
Veja
Comentários: