Após avanço na licitação, metrô de Salvador se aproxima de novos trens
CTB divulga resultado das propostas de preço e abre fase de habilitação para compra de 10 composições que vão reforçar o sistema

O processo para a chegada de novos trens ao Metrô de Salvador e Lauro de Freitas avançou mais uma etapa nesta terça-feira (20). A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) realizou sessão pública para divulgar o resultado da análise das propostas de preço da Licitação Presencial Internacional nº 25.004, que prevê a aquisição de 10 novos trens metroviários.
Durante a sessão, a CTB também abriu o Envelope 2, referente à habilitação da empresa classificada em primeiro lugar. A documentação apresentada passa agora por análise da Comissão Permanente de Licitação, com previsão de divulgação do resultado no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE).
A licitação teve início no dia 28 de novembro, quando a CTB recebeu, em sessão pública, os envelopes com as propostas comerciais e de habilitação. O certame reúne dois grandes conglomerados do setor ferroviário mundial: o Consórcio CRRC Changchun e o Consórcio Grupo Alstom. Os novos trens irão reforçar a frotar, atualmente composta apenas por unidades fornecidas pela sul-coreana Hyundai Rotem, que não participou da concorrência.
Os 10 novos trens serão destinados às Linhas 1 e 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas e representam um passo estratégico para o reforço da frota e a ampliação da capacidade do transporte sobre trilhos na capital e na Região Metropolitana. Com o avanço das etapas técnicas, a definição do fornecedor entra na reta decisiva.



Comentários: