Anvisa suspende venda de suplemento de marca suíça
Agência proíbe venda, distribuição e divulgação do Mitopure por falta de registro e fabricação desconhecida

A Anvisa proibiu a venda do suplemento Mitopure, da marca suíça Timeline, após constatar que o produto não possui registro, notificação ou cadastro junto ao órgão. A medida foi publicada nesta sexta-feira (12/12) no Diário Oficial da União (DOU) e abrange todos os lotes do suplemento.
Segundo a agência, Mitopure é fabricado por uma empresa desconhecida, tornando ilegal não apenas sua comercialização, mas também a distribuição, importação e uso. O descumprimento da legislação sanitária brasileira pode gerar penalidades para empresas, veículos de comunicação ou pessoas físicas que promovam o produto.
“A propaganda e venda do produto sem registro, notificação ou cadastro, fabricado por empresa desconhecida, está em desacordo com a Lei nº 6.360/1976. A fiscalização será aplicada a quaisquer envolvidos na divulgação ou comercialização”, informa a Anvisa.
O suplemento contém Urolitina A, substância que, segundo a bula, atua na saúde da função mitocondrial. A Timeline afirma que seus produtos possuem mais de 80 patentes e cinco estudos clínicos em humanos, porém isso não isenta a necessidade de registro junto à Anvisa para comercialização no Brasil.


Comentários: