Anvisa proíbe azeite, sal e doce de leite por risco à saúde
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu lotes de azeite, sal grosso e doce de leite após identificar irregularidades em testes de qualidade e origem desconhecida dos produtos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição, fabricação e consumo de lotes de azeite de oliva extravirgem da marca Terra das Oliveiras, vendidos na loja online Shopee. Segundo a agência, o produto tem origem desconhecida, e a empresa listada como importadora, JJ-Comercial de Alimentos, já foi extinta. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
A empresa responsável pela marca Terra das Oliveiras não foi localizada para comentar o caso.
Sal grosso Marfim e doce de leite São Benedito também são alvo de restrições
Além do azeite, a Anvisa suspendeu a venda do sal grosso Marfim e do doce de leite São Benedito.
O lote 901124 do sal grosso Marfim, fabricado pela M. Gomes Praxedes, foi reprovado no teste de teor de iodo, considerado insatisfatório. A empresa informou à Agência Brasil que o lote já foi rastreado e recolhido, e que o problema não afeta outros produtos da marca. Medidas de revisão e reforço dos procedimentos de iodação foram implementadas, e consumidores com o lote em posse devem seguir os canais oficiais para orientações sobre recolhimento ou troca.
Já o doce de leite em pedaços São Benedito, da JF Indústria Comércio de Doces e Laticínios, com fabricação em 25 de junho de 2025, também não poderá ser comercializado ou consumido. O lote foi reprovado no teste de ácido sórbico, conservante que evita a deterioração por microrganismos. A empresa informou ter ajustado processos internos para garantir que os produtos atendam aos padrões de segurança alimentar.
A Anvisa reforça que os consumidores devem verificar sempre a origem e lote dos alimentos antes de consumir, especialmente aqueles adquiridos online, garantindo a segurança alimentar e evitando riscos à saúde.



Comentários: