Anielle Franco participa da Lavagem do Bonfim, exalta cultura e prospecta 2026: “o futuro está próximo”

Durante o cortejo, a ministra destacou a cultura como instrumento de resistência, memória e transformação social

Política
Anielle Franco participa da Lavagem do Bonfim, exalta cultura e prospecta 2026: “o futuro está próximo”
Foto: Reprodução/Sou da Bahia

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está participando, nesta quinta-feira (15), da tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador. Durante o cortejo, a ministra destacou a cultura como instrumento de resistência, memória e transformação social, ressaltando o papel das manifestações populares na luta histórica do povo negro.

“A cultura é um ato de resistência para a população. Estar aqui hoje é reafirmar não só essa festa, mas toda a luta que vem por trás dela”, afirmou. Segundo Anielle, a Lavagem do Bonfim representa um espaço onde fé, arte e identidade se encontram, fortalecendo a resiliência coletiva. “É um lugar onde a gente resiste, mas também se fortalece cada vez mais”, completou.

Mesmo sendo carioca, a ministra destacou a relação afetiva com a Bahia e a importância simbólica do evento para quem atua na promoção da igualdade racial no país. “Tenho muitas memórias aqui, principalmente com minha irmã [Marielle Franco]. Desde o Carnaval, a gente tem família aqui, não tinha como não estar aqui”, afirmou.

Questionada sobre as eleições de 2026, Anielle desconversou e evitou antecipar detalhes, afirmando apenas que “o futuro está próximo”. A ministra integra a lista de cerca de 20 integrantes do primeiro escalão do governo federal que devem deixar seus cargos para disputar as próximas eleições.

De acordo com informações iniciais, Anielle Franco confirmou que deixará o Ministério da Igualdade Racial para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026. A candidatura deve ocorrer pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no Rio de Janeiro, com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Lavagem do Bonfim segue ao longo desta quinta-feira (15), reunindo fé e tradição na lavagem simbólica das escadarias da Basílica Santuário Senhor do Bonfim.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.